Uma pesquisa recente realizada pela Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo em volume negociado, revelou detalhes importantes sobre o comportamento dos usuários de criptomoedas na América Latina. O estudo, que contou com a participação de 10 mil usuários de Argentina, Brasil, Colômbia e México, indica que 50,3% dos investidores na região utilizam ativos digitais como uma forma de poupança e para obter ganhos a longo prazo.
Este dado reflete um movimento crescente de confiança na estabilidade e no potencial de valorização das criptomoedas, apesar das oscilações do mercado.
Enquanto os investidores focados em poupança lideram as estatísticas, os day traders — que buscam lucrar com as flutuações diárias dos preços das criptomoedas — representam 18,8% dos usuários na América Latina.
O estudo da Binance foi desenhado para entender como os latino-americanos percebem e utilizam as criptomoedas e o ecossistema Web3, além de explorar as expectativas dos usuários para o futuro do mercado.
Atualmente, cerca de 55 milhões de pessoas na América Latina, o que representa quase 10% dos usuários globais, possuem algum tipo de investimento em criptomoedas, de acordo com a empresa de pagamentos cripto Triple-A.
A pesquisa da Binance também destaca que, além do foco em poupança e day trading, 8,4% dos usuários na região são atraídos pelos benefícios das transações peer-to-peer, 4,9% utilizam seus investimentos para pagar despesas diárias, e 3,4% optam por remessas em cripto.
Guilherme Nazar, vice-presidente regional da Binance para América Latina, reforça a importância da região para a exchange e vê um espaço significativo para o crescimento da adoção de criptomoedas.
Esta pesquisa não só ajuda a mostrar o estado atual da adoção de criptomoedas na região, mas também é um raio-X das expectativas dos usuários em termos de desenvolvimento de produtos, necessidades reais e desempenho futuro.”
As principais razões que levam os usuários latino-americanos a adotarem criptomoedas incluem a perspectiva de altos retornos (20,3%) e a busca por liberdade financeira (15,2%).
Outros fatores importantes incluem a proteção do dinheiro (13,3%), inovação (12,5%), diversificação de portfólio (10,9%) e segurança e privacidade (10,3%).
Binance investe para garantir segurança aos investidores
Para aumentar a confiança dos investidores e garantir o crescimento sustentável do mercado, a Binance tem focado em segurança e educação.
A exchange foi a primeira a exigir a verificação KYC (conheça seu cliente) para todos os usuários, além de investir continuamente em tecnologia para proteger as carteiras e os fundos dos clientes.
A Binance Academy, lançada em 2018, é outro exemplo do compromisso da empresa, oferecendo mais de 800 artigos e cursos sobre blockchain, criptomoedas e Web3, disponíveis em mais de 30 idiomas.
Além disso, a Binance colabora com agências de aplicação da lei para capacitar autoridades em investigações complexas relacionadas a criptomoedas, contribuindo para um ambiente mais seguro e regulado.
Segurança e educação são dois valores fundamentais de nossa plataforma, por isso estamos dedicando um alto nível de recursos humanos, financeiros e tecnológicos para fortalecer processos e ferramentas”, conclui Guilherme Nazar.