Token lançado pelo Mercado Bitcoin vai pagar dividendos por até 30 anos

Por Luciano Rodrigues
Mercado Bitcoin lança token sustentável que vai pagar dividendos por 30 anos - Imagem: Dall-E

O Mercado Bitcoin (MB) lançou, nessa terça-feira (14), o token FISTEN01, em parceria com a Fist Energy, provedora de soluções de energia fotovoltaica. O token pertence à categoria de Renda Variável Digital, permitindo que investidores apliquem diretamente em uma usina de geração e distribuição de energia elétrica por meio de equity.

Essa é uma iniciativa das duas empresas para democratizar o acesso ao investimento, anteriormente disponível apenas para pessoas jurídicas. O objetivo do token é aportar R$ 400 mil para a Fist, resultando em 100 kWp de potência instalada ou 13 mil kWh/mês de energia gerada. O investimento será utilizado na conclusão da obra de uma usina de energia solar, que, ao entrar em operação, distribuirá 100% da energia captada por placas solares, gerando dividendos mensais aos investidores.

A parcela do lucro distribuída aos investidores do token varia de 0,9% a 1,2% ao mês. A validade do token é de 30 anos, com o payback (tempo de retorno do investimento) realizado até o fim do sétimo ano, e o restante sendo lucro absoluto aos compradores. Dessa forma, o FISTEN01 é adequado para investidores com visão de longo prazo.

Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin, destaca:

“O MB foi pioneiro em realizar contratos de antecipação de energia por meio da Renda Fixa Digital e, novamente, reforçamos nossa expertise com a Renda Variável Digital. O segmento de energia elétrica cresce diariamente no cenário nacional, configurando o token como uma oportunidade de capitalizar diretamente neste mercado”.

Token

A construção da usina será em Pernambuco, onde apenas 3,2% dos mais de 4 milhões de clientes atendidos pela Neoenergia utilizam energia solar, apesar de o estado ser um dos melhores do País para produção dessa energia. As tarifas de eletricidade no local são altas, o que torna a criação da usina uma oportunidade de negócio, conforme aponta Daniel de Jesus, CEO da Fist.

“O MB, durante todo o processo de tokenização dos direitos à usina, nos forneceu agilidade e tecnologia. Nosso modelo de negócio no setor de energia renovável pode se expandir vinculado à Web3, alcançando melhores resultados de capitalização”.

Outra possibilidade para os investidores é a venda da usina. Nesse caso, as alavancagens variam de 1,7 a 2,5 vezes o valor investido no token, além dos dividendos mensais até a venda. Interessados podem negociar o FISTEN01 a partir de R$ 1.000 pela plataforma do MB.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile