Worldcoin: Brasileiros podem ganhar mais de R$ 700 de graça com criptomoeda do criador do ChatGPT

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Divulgação - Worldcoin

A World, ecossistema que engloba a criptomoeda Worldcoin, anunciou nesta terça, 12, que vai disponibilizar serviços de verificação de prova de humanidade para pessoas com mais de 18 anos em São Paulo a partir desta quarta-feira (13).

Coinventada por Sam Altman (criador do ChatGPT) e Alex Blania, a World tem como objetivo ajudar as pessoas a diferenciar interações humanas reais daquelas impulsionadas por inteligência artificial (IA), aumentar o acesso à economia digital global e proteger a dignidade e a privacidade humana online.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A World acredita que o avanço da IA tornará a internet mais útil do que nunca, mas também trará  crescentes desafios, como scambots, deepfakes, fraude de identidade, desinformação, entre outros. Por conta desse rápido avanço, a humanidade enfrenta uma questão fundamental: como humanos e IA coexistirão produtivamente? Identidade digital anônima e sistemas de prova de humanidade são essenciais para capacitar humanos e proteger a internet como a conhecemos.

O lançamento foi realizado por Rodrigo Tozzi, gerente de operações para a Tools for Humanity (TFH), uma colaboradora da World. Tozzi revelou que no Brasil, o lançamento acontece oficialmente no dia 13, com mais de 10 centros de verificação na cidade de São Paulo que contam com o Orb, o hardware de verificação de humanidade da empresa.

Para verificar sua humanidade, os indivíduos devem baixar o World App e agendar um horário em um dos locais de verificação. Um dispositivo de última geração chamado Orb então captura uma imagem de alta resolução da íris, que é imediatamente convertida por algoritmos em uma representação numérica da textura única da íris do usuário, chamada de código íris.

Todo usuário verificado recebe aproximadamente 53 tokens, sendo 25 tokens ‘liberados’ em até 48 horas e o restante é distribuído mensalmente ao longo de 12 meses. Além disso, o app da World permite que o WLD seja convertido em Reais diretamente no aplicativo e o valor em reais pode ser transferido diretamente para a conta bancária, via PIX.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Worldcoin

Segundo a Worldcoin A íris é a maneira mais segura e confiável de verificar que as pessoas são seres humanos únicos sem ter que pedir informações pessoais como nome, idade, endereço ou documento, entre outros.

As imagens originais da íris são então criptografadas de ponta-a-ponta, enviadas para o telefone da pessoa e prontamente deletadas do Orb. As pessoas verificadas por uma Orb no Brasil também têm a opção de aceitar uma contribuição inicial de 25 tokens da Worldcoin (WLD), com o objetivo de ampliar a rede de participantes e alinhar seu incentivo em torno do crescimento do protocolo, simplesmente por serem humanos únicos. A participação é totalmente voluntária.

A World engloba:

  • World App: um aplicativo que fornece acesso simples e fácil à rede World. Pode ser usado para armazenar com segurança o World ID, usar ativos digitais e acessar o ecossistema de Mini Apps.
  • Orb: um dispositivo personalizado de última geração, similar a uma câmera de alta resolução, que verifica de forma privada e segura a humanidade e a singularidade de cada pessoa, usando um código obtido de uma fotografia de alta resolução do olho.
  • World ID: um certificado digital de humanidade que prova de forma segura e anônima que você é um ser humano único online (e não um bot). O World ID verifica humanidade e singularidade, não identidade.
  • Worldcoin token (WLD): um token digital emitido a todos os participantes da rede para alinhar seus incentivos em torno do crescimento da mesma.
  • World Chain: uma blockchain desenhada para humanos reais. Fornece espaço prioritário para humanos sobre bots, um ledger (registro digital que armazena dados de transações de forma segura) publicamente observável de todas as transações, e fornece aos desenvolvedores a capacidade de alcançar milhões de usuários reais ao redor do mundo.

Os serviços de prova de humanidade retornam ao Brasil após terem sido apresentados como pop-ups em julho de 2023, quando as Orbs fizeram uma turnê global em mais de 20 países com uma prévia da tecnologia. No Brasil, eles estiveram presentes deliberadamente por um período limitado de tempo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile