Brasil atinge 5 mil superdotados e esta na 6ª posição no ranking global de superinteligentes

Por Cássio Gusson
Mulheres investidoras no Brasil. Foto: Dall-e
Economize com Tech2 Ofertas
  • Brasil chega a 5 mil superdotados identificados pela Mensa.
  • Millennials lideram ranking de superinteligentes no país.
  • Falta de políticas públicas prejudica superdotados brasileiros.

A Associação Mensa Brasil, acaba de registrar  a marca de 5 mil brasileiros identificados com superdotação, também chamados de “superinteligentes”, incluindo 1,9 mil crianças e adolescentes e 3,1 mil adultos mapeados.

De acordo com o mapeamento, entre o nível geracional do público identificado no Brasil, os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) representam a maior parcela, com 1585 indivíduos cadastrados. Assim, na sequência, aparecem a Geração Alpha (nascidos a partir de 2013), com 1468 pessoas, a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980), com 889, e a Geração Y (nascidos entre 1977 e 2012), com 798.

Os chamados Baby Boomers (nascidos 1946 e 1964) são representados por 98 identificados e a Geração Slient (nascidos até 1945) com apenas 5. Desse modo, o total de superinteligentes identificados pela Mensa Brasil coloca o país na sexta posição do ranking global da Mensa Internacional, empatado com o Japão.

Ambos os países têm 5 mil indivíduos mapeados com altas capacidades intelectuais, segundo a organização internacional. Dessa forma, os Estados Unidos lideram o ranking, com cerca de 43 mil identificações, seguidos por Ilhas Britânicas (17 mil), Alemanha (16 mil), Suécia (7,2 mil) e República Tcheca (6 mil).

Superdotados no Brasil

No entanto, na avaliação da Mensa Brasil, o País ainda carece de programas concretos de identificação do público com superdotação/altas habilidades e, principalmente, de atendimento adequado na educação especial para estas pessoas, conforme determina a Constituição Federal. De acordo com o Censo Escolar divulgado neste mês pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Brasil registrou cerca de 44 mil superdotados matriculados no ano letivo de 2024.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Superdotados no Brasil
Imagem: Mensa Internacional

Estudos mostram, por outro lado, que os superdotados são 5% da população brasileira, ou seja: 10,7 milhões de indivíduos. “Conhecer os superdotados brasileiros ainda é um desafio enorme”, aponta Carlos Eduardo Fonseca, presidente da Mensa Brasil. “O trabalho de organizações como a nossa ajuda a identificar os superdotados no País, na tentativa de evidenciar nosso público”, acrescenta.

Imagem: Mensa Internacional

Ranking global dos superdotados identificados pela Mensa Internacional (2025)

  • Estados Unidos – 43 mil
  • Ilhas Britânicas – 17 mil
  • Alemanha – 16 mil
  • Suécia – 7,2 mil
  • República Tcheca – 6 mil
  • Brasil e Japão – 5 mil
  • Hungria – 4,7 mil
  • Países Baixos – 4,3 mil
  • França – 4 mil
Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile