A Inteligência Artificial está transformando diversos setores, e a medicina veterinária não é exceção. Com o aumento da popularidade das tecnologias de IA, os profissionais veterinários agora têm acesso a ferramentas que podem aprimorar significativamente o diagnóstico e o tratamento de doenças em animais.
A VetFamily, uma comunidade global de médicos-veterinários, trouxe para o Brasil a SignalPet, uma ferramenta de IA já bem-sucedida nos Estados Unidos, para análise e laudo de exames de Raio-X.
Leia também: Robôs terapêuticos de animais estão mudando a vida de idosos no Japão e EUA
IA auxilia e agiliza o diagnóstico veterinário
A introdução da SignalPet no Brasil foi ajustada para atender às necessidades locais, considerando a língua portuguesa e as demandas específicas do mercado veterinário brasileiro.
Fabiano de Granville Ponce, Diretor de Operações da VetFamily Brasil, destaca que a rapidez no diagnóstico é um dos principais benefícios da IA. Ele destaca que essa agilidade é crucial, especialmente porque muitas doenças em animais são silenciosas em seus estágios iniciais.
A tecnologia da SignalPet permite que as suspeitas clínicas sejam confirmadas rapidamente, proporcionando uma resposta aos tutores em cerca de 15 minutos após o exame.
Beatriz Soares Petri de Oliveira, diretora da Golden Vets, primeira clínica no Brasil a adotar essa tecnologia, confirma os benefícios:
“Em nossa rotina, os relatórios das radiografias são emitidos pelos radiologistas veterinários em até 24 horas, mas ter uma prévia através da IA é muito bom.”
A IA também auxilia na gestão de dados e no suporte ao raciocínio clínico.
Andre Villela de Freitas, gestor de inovação da Golden Vets, explica que a ferramenta pode demarcar lesões, agrupar radiografias e filtrar estudos por tipo de lesão, facilitando a análise de dados e o aprofundamento de estudos.
Além da SignalPet, a VetFamily firmou parceria com a Seamaty para fornecer equipamentos de diagnósticos laboratoriais PoCT (Point of Care Testing), que permitem resultados rápidos e precisos para exames de sangue e outros testes laboratoriais.
Com essa tecnologia, médicos-veterinários podem identificar distúrbios eletrolíticos, alterações bioquímicas, metabólicas, imunológicas e inflamatórias em poucos minutos, melhorando a capacidade de resposta e tratamento.
Essas inovações não apenas aumentam a produtividade dos veterinários, mas também proporcionam maior segurança e agilidade aos tutores, que estão cada vez mais familiarizados com o uso da IA em diferentes aspectos de suas vidas.
Mauri Moreira, Diretor de Business Development da VetFamily Brasil, afirma que os tutores enxergam o uso de novas ferramentas de apoio como algo que vai proporcionar maior segurança e agilidade.
Leia também: Empresa desenvolve bateria feita com areia e que pode revolucionar o setor