Android 16 testa Modo Desktop que transforma celular em PC

  • Android 16 testa recurso que transforma celular em desktop.
  • Interface lembra o DeX da Samsung, com multitarefa e janelas.
  • Lançamento pode ficar para depois da versão final do Android 16.

O Google começou a testar um novo Modo Desktop no Android 16, que pode transformar qualquer smartphone compatível em um computador de mesa funcional.

A função ainda está em fase beta e foi descoberta por Mishaal Rahman, especialista do Android Authority, ao ativar manualmente a opção em um Pixel 8 Pro com a última versão de testes.

Ao conectar o celular a um monitor com entrada USB-C, o Android exibe automaticamente uma interface semelhante à de um PC, com barra de tarefas, multitarefa em janelas e recursos de encaixe lateral, muito parecidos com os do Windows. A interface lembra o Samsung DeX, sistema que já permite esse tipo de uso em dispositivos Galaxy há anos.

Android no desktop com barra de tarefas, menu iniciar e janelas redimensionáveis

A experiência traz barra de status no topo com Wi-Fi e sinal, além de barra de tarefas inferior com atalhos para aplicativos e menu estilo “Iniciar”. Além disso, os usuários também podem mover as janelas livremente, usar gestos e dividir a tela. De acordo com Rahman, a experiência agora está muito além da versão básica encontrada anteriormente.

Outro avanço importante chegou em março, quando o Google adicionou um sistema de posicionamento de tela inteligente. Dessa forma, o usuário pode arrastar janelas entre o celular e o monitor com facilidade, em um estilo semelhante ao gerenciamento de múltiplas telas em sistemas como Windows e macOS.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, o recurso pode não ser lançado junto com o Android 16 estável, previsto para outubro de 2025. Assim, o Modo Desktop pode aparecer apenas em atualizações futuras ou até mesmo como destaque do Android 17, esperado para 2026.

O Modo Desktop promete ampliar o uso de smartphones em cenários profissionais, especialmente com apps otimizados. Assim, transformar um celular em um PC portátil com apenas um cabo pode ser a próxima grande revolução móvel.

Compartilhe:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile