BatteryIntelligence: iPhone pode ganhar recurso para estimar tempo de carregamento da bateria

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O iPhone poderá, em breve, oferecer aos usuários uma estimativa precisa do tempo necessário para carregar totalmente a bateria, com um recurso chamado BatteryIntelligence.

Um código identificado no segundo beta do iOS 18.2 pelo site 9to5Mac revela o desenvolvimento do recurso que notificará o usuário com o tempo estimado restante para o carregamento completo do dispositivo.

Embora seja uma novidade para o iPhone, o recurso já é comum em diversos modelos de smartphones Android, que informam o tempo de carregamento estimado ao conectar o carregador.

A funcionalidade tem sido útil devido à variedade de carregadores, cabos e métodos de carregamento que os usuários de dispositivos móveis encontram no mercado atualmente.

Esse tipo de informação pode ajudar os usuários a planejarem o uso do aparelho com mais precisão, além de otimizar o tempo e a experiência de carregamento, que, no caso dos dispositivos Apple, ainda é uma experiência fixa, sem a estimativa de tempo.

BatteryIntelligence deve ajudar a preservar a saúde da bateria

O recurso “BatteryIntelligence” ainda parece estar em fase inicial, o que sugere que sua implementação completa no iOS poderá levar algum tempo.

No entanto, se aprovado, será um complemento às melhorias recentes que a Apple trouxe ao gerenciamento de energia do iPhone.

Com o lançamento do iPhone 15, a Apple introduziu o “Carregamento Otimizado”, um recurso que permite ao usuário limitar o carregamento da bateria até 80% de sua capacidade, com a ideia de reduzir o estresse causado ao longo do tempo, aumentando a durabilidade da bateria.

O sistema observa os padrões de carregamento do usuário e ajusta a taxa de carga de forma a preservar a vida útil da bateria.

Embora o “BatteryIntelligence” ainda não tenha sido lançado oficialmente, sua chegada promete facilitar a rotina dos usuários de iPhone, que poderão evitar o carregamento desnecessário do dispositivo.

Essa estimativa se torna ainda mais relevante considerando o tempo que a Apple levou para desenvolver novas funcionalidades de carregamento e otimização de bateria para seus dispositivos, enquanto outras marcas já ofereciam essas opções.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile