Google aprimora proteção contra golpes no Android com novos recursos

  • Android bloqueia instalação de apps durante chamadas desconhecidas.
  • Recurso evita uso de apps bancários durante compartilhamento de tela.
  • Novas proteções reforçam segurança contra golpes digitais.

O Google anunciou novos recursos de segurança no Android para proteger os usuários contra golpes por telefone. A partir de agora, o sistema bloqueará automaticamente a instalação de aplicativos durante uma chamada com contatos desconhecidos. A medida visa impedir que golpistas usem ligações para induzir o download de apps maliciosos.

O bloqueio acontece quando o usuário tenta baixar um aplicativo pela primeira vez a partir de um navegador, mensageiro ou outro serviço enquanto está ao telefone. Além disso, o Android também impedirá que o usuário conceda permissões de acessibilidade ao app enquanto a chamada estiver ativa. Se alguém tentar ajustar essas configurações durante uma ligação, o sistema exibirá a mensagem: “Esta configuração está bloqueada para proteger seu dispositivo.”

De acordo com o Google, a medida evita que aplicativos perigosos assumam o controle do aparelho e roubem informações pessoais. A empresa afirma que as proteções funcionam completamente no dispositivo, garantindo que os dados permaneçam seguros, mesmo durante chamadas. Essas novidades já estão disponíveis para dispositivos com Android 16.

Android com proteção contra golpes bancários e compartilhamento de tela

Além das melhorias durante as chamadas telefônicas, o Google está testando um novo recurso para desencorajar o uso de aplicativos bancários enquanto os usuários compartilham a tela. A novidade, em fase piloto no Reino Unido, está sendo implementada em apps bancários como Monzo, NatWest e Revolut.

O recurso visa combater fraudes em que criminosos se passam por bancos ou agências governamentais e convencem as vítimas a realizar ações financeiras prejudiciais. Quando o usuário tenta abrir um app bancário enquanto compartilha a tela, o Android exibe um pop-up com o aviso de “Provável golpe”, além de um botão para encerrar a chamada imediatamente. Caso o usuário opte por continuar, ele precisará esperar 30 segundos antes de retomar o compartilhamento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse recurso está disponível para dispositivos com Android 11 ou versões superiores. O Google afirmou que “avaliará os resultados do piloto” antes de expandi-lo para outros mercados e aplicativos.

Nos últimos anos, a empresa já introduziu diversas ferramentas que utilizam IA para detectar chamadas e mensagens suspeitas. Além disso, o Google Mensagens também ganhou aprimoramentos para identificar mensagens falsas, incluindo golpes com criptomoedas, falsificação de identidade financeira e cobranças fraudulentas. Aparelhos Android também vão desligar a cada três dias sem uso.

Compartilhe:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile