Empresa lança o primeiro computador sem tela do mundo que funciona com óculos VR

Por Cássio Gusson
Notebook sem tela é lançado no mercado. Foto: Sightful

A Sightful, uma startup formada por ex-funcionários da Magic Leap, está prestes a mudar a forma como interagimos com os computadores. A empresa desenvolveu o Spacetop, um notebook que troca a tela física por um par de óculos de realidade aumentada. Isso permite que os usuários vejam uma tela virtual expansiva de 100 polegadas projetada diretamente em seus olhos.

O CEO da Sightful, Tamir Berliner, acredita que essa inovação atende a uma demanda do mercado. “Todo mundo quer telas maiores”, disse ele. “Eles gostam do formato pequeno, não da tela.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Sightful passou três anos desenvolvendo o Spacetop, que combina a tecnologia de realidade aumentada com um PC. O laptop parece radicalmente diferente dos modelos tradicionais, pois não possui uma tela física. Em vez disso, os usuários usam um par de óculos leves construídos pelo desenvolvedor de AR NReal para ver a tela do laptop.

O Spacetop é fácil de usar e não requer o aprendizado de novos controles de realidade virtual. Os usuários podem acessar janelas do Google Chrome, Google Docs e Gmail movendo o trackpad do laptop e digitando no teclado, assim como fariam com qualquer outro laptop.

Computador sem tela

Os óculos podem projetar uma resolução de 1080p em cada olho, e o cérebro humano pode preencher as lacunas nos pixels, tornando a qualidade da imagem ainda melhor. Além disso, os usuários podem aumentar a densidade de pixels por meio de uma função de zoom.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Spacetop tem várias vantagens. A maior delas é o enorme espaço da tela. Os usuários podem ver seis janelas do navegador de uma vez em uma visão de 100 polegadas. No entanto, os óculos precisam ser usados o tempo todo, o que pode ser um obstáculo para alguns usuários.

O Spacetop também oferece privacidade, pois ninguém pode espiar a tela do seu laptop. Além disso, é particularmente útil em espaços apertados, como um avião, pois os óculos podem projetar uma tela de 100 polegadas, criando a ilusão de que você está em um espaço amplo.

O Spacetop será lançado por US$ 2.000 e estará disponível em uma tiragem limitada de 1.000 dispositivos por meio de um programa de Acesso Antecipado somente por convite. Os consumidores interessados ​​terão que preencher um formulário sobre como pretendem usar o laptop.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile