Nintendo adia pré-venda do Switch 2 nos EUA por tarifas de Trump

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E
  • Pré-venda do Switch 2 está suspensa nos EUA temporariamente.
  • Nintendo mantém lançamento para 5 de junho de 2025.
  • Trump anunciou tarifas de 30% sobre China e Taiwan.

A Nintendo adiou o início das pré-encomendas do novo Nintendo Switch 2 nos Estados Unidos, que antes estavam programadas para 9 de abril. A medida responde ao anúncio de tarifas de 30% sobre produtos importados da China e Taiwan, feito pelo presidente Donald Trump na terça-feira (1). A princípio, a empresa decidiu aguardar antes de seguir com a abertura das vendas antecipadas.

Um porta-voz da Nintendo, em nota ao TechCrunch, afirmou que “as pré-encomendas do Nintendo Switch 2 nos EUA não começarão em 9 de abril, para avaliar o impacto potencial das tarifas e das condições de mercado em evolução”. No entanto, a data de lançamento oficial segue mantida para 5 de junho de 2025.

O Switch 2 será vendido por R$ 2.617 (US$ 450). O console estará disponível tanto de forma avulsa quanto em um pacote com o novo jogo Mario Kart World. O console representa o primeiro grande lançamento de hardware da empresa desde o Switch original, lançado em 2017.

Tarifas podem impactar produção e distribuição de tecnologia

O adiamento das pré-vendas acontece depois que Trump revelou uma nova política comercial com tarifas amplas sobre produtos de origem asiática. A medida tende a afetar diretamente a cadeia global de produção e distribuição de consoles, peças eletrônicas e semicondutores — áreas fortemente dependentes da China e de Taiwan.

Caso as tarifas entrem em vigor nos próximos meses, empresas como a Nintendo podem ter que rever seus preços, estratégias logísticas e até considerar deslocar parte da produção. O impacto para os consumidores nos Estados Unidos pode vir em forma de preços mais altos ou escassez de unidades nos primeiros lotes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A situação pode mudar e atrasar ainda mais o lançamento, inclusive em outros países, ainda mais depois que a China, em retaliação, anunciou tarifas de 34% nos produtos americanos, nesta sexta-feira (4).

Mesmo com o novo cenário, a Nintendo aposta no sucesso do Switch 2 para manter sua posição no mercado. Com um novo jogo de corrida da franquia Mario, melhorias técnicas e novos recursos, a empresa acredita que o console continuará a tradição de inovação e popularidade da marca

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile