Digitar esses quatro caracteres dão bug nos iPhones e iPads

Por Luciano Rodrigues
Digitar esses quatro caracteres trava iPhones e iPads - Imagem: Dall-E

Um bug recém-descoberto em iPhones e iPads está causando o travamento temporário dos dispositivos quando um conjunto específico de caracteres é digitado.

A falha foi revelada nessa quarta-feira (201) por um pesquisador de segurança, que descobriu que a interface de usuário móvel da Apple, conhecida como Springboard, pode falhar ao inserir os caracteres “”:” na barra de pesquisa do aplicativo Configurações ou na barra de pesquisa da Biblioteca de aplicativos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com uma análise do TechCrunch, digitar os caracteres “”:: na barra de pesquisa faz com que o Springboard trave momentaneamente e, em seguida, recarregue a tela de bloqueio do dispositivo.

Em alguns casos, o bug deixa a tela preta por um breve momento antes de reiniciar a interface. Outros testes mostraram que, na verdade, qualquer sequência de “” seguida por um caractere adicional é suficiente para acionar a falha.

Pesquisadores de segurança que examinaram o bug afirmam que ele não representa um risco de segurança.

Ryan Stortz, um especialista em iOS, afirmou que “não é um bug de segurança”, opinião compartilhada por Patrick Wardle, fundador da startup de segurança DoubleYou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ambos concordam que o bug não compromete a segurança do dispositivo, mas é uma falha que pode causar desconforto aos usuários.

Sem risco para segurança dos iPhones e iPads

Ao contrário de um bug descoberto em 2020, que fazia o aplicativo do Twitter (atual X) travar para qualquer usuário que visualizasse um tweet com um determinado conjunto de caracteres, a falha atual parece ser menos grave.

Não há evidências de que o bug possa ser explorado remotamente por outra pessoa além do próprio usuário do dispositivo, o que limita significativamente seu impacto.

Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre o bug.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora o problema pareça ser relativamente inofensivo, a expectativa é que a empresa corrija a falha em uma atualização futura do iOS, como costuma acontecer com outros bugs que afetam a usabilidade dos dispositivos.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile