O aguardado evento WWDC 2024 da Apple trouxe uma série de anúncios significativos sobre o iOS 18, a nova versão do sistema operacional do iPhone, que promete uma variedade de novos recursos e melhorias.
Entre as novidades, destacam-se as opções de personalização que permitem organizar aplicativos e widgets na Tela Inicial, além de personalizar botões.
Outros recursos notáveis incluem novos efeitos de texto, a capacidade de bloquear e ocultar aplicativos, maneiras aprimoradas de gerenciar a caixa de entrada de e-mails, a introdução do iMessages via satélite e uma grande reformulação do aplicativo Fotos, entre muitas outras funcionalidades.
Para quem está curioso sobre a compatibilidade do iOS 18, a Apple confirmou que a atualização estará disponível para os seguintes modelos de iPhone:
- iPhone 15
- iPhone 15 Plus
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13 mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
- iPhone 12
- iPhone 12 mini
- iPhone 12 Pro
- iPhone 12 Pro Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro Max
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPhone SE (segunda geração ou posterior)
- Disponibilidade do iOS 18
A Apple anunciou que a versão principal do iOS 18 estará disponível como uma atualização gratuita de software no outono, que começa no final de setembro, nos EUA.
Para os mais ansiosos, o beta público será liberado no próximo mês, podendo ser baixado através do site beta.apple.com.
Vale ressaltar que alguns recursos do iOS 18 podem não estar disponíveis em todos os países, idiomas ou dispositivos.
Por exemplo, o recurso “Destaques” do Safari, que identifica automaticamente informações relevantes, será inicialmente disponível apenas em inglês nos Estados Unidos.
- Leia também: Elon Musk diz que vai banir iPhones de suas empresas
Apple Intelligence deve rodar apenas em iPhones mais novos
Já a nova funcionalidade de transcrição de áudio ao vivo no aplicativo Notes poderá ser acessada em inglês nos iPhones 12 e modelos posteriores, em países como Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.
Além do iOS 18, a Apple apresentou a Apple Intelligence, uma nova oferta de inteligência artificial generativa que será integrada à maioria dos aplicativos da empresa. Esta tecnologia permitirá que o iPhone execute ações como redigir e-mails e responder mensagens de texto com Respostas Inteligentes.
Os recursos da Apple Intelligence serão mais bem aproveitados com o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, que possuem o chip A17 Pro. A novidade também estará disponível em dispositivos iPad e Mac equipados com o chip M1 ou versões posteriores.
- Leia também: Apple Revela Novos Recursos do iOS 18 Focados em IA