A Xiaomi, gigante chinesa da tecnologia, acaba de inaugurar uma fábrica revolucionária no distrito de Changping, na periferia nordeste de Pequim, que opera sem nenhum ser humano nas linhas de produção.
A nova “Fábrica Inteligente” é totalmente automatizada e capaz de produzir um smartphone a cada 0,7 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A instalação, que ocupa uma área de 80.000 metros quadrados, marca um passo significativo em relação à fábrica piloto em Yizhuang, que produziu cerca de um milhão de unidades por ano do smartphone Mix Fold. Agora, com 11 linhas de produção automatizadas, a Xiaomi planeja fabricar seus próximos modelos dobráveis, o MIX Fold 4 e o MIX Flip, em um ritmo impressionante.
O fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun, destacou em um vídeo que “100% dos principais processos são automatizados. Desenvolvemos todo o nosso software de produção e manufatura para atingir isso.” A empresa acredita que a fábrica não só melhora a eficiência, mas também garante um ambiente de fabricação extremamente limpo, com remoção de poeira em nível de mícron, o que é crucial para a qualidade dos dispositivos produzidos.
Let me know in the comments what you’re most curious about this Xiaomi Smart Factory. pic.twitter.com/5TU5ts9aMS
— Lei Jun (@leijun) July 8, 2024
Xiaomi
A fábrica também se destaca por sua capacidade de autogerenciamento. De acordo com Lei Jun, o sistema é inteligente o suficiente para diagnosticar e consertar problemas de forma autônoma, além de otimizar seus próprios processos. “Esta plataforma pode identificar e resolver problemas, ao mesmo tempo em que ajuda a melhorar o processo de produção. Isso é realmente incrível!”, disse Jun.
A “Plataforma de Fabricação Inteligente Xiaomi Pengpai”, 100% autodesenvolvida, atua como o cérebro da fábrica, permitindo capacidades de autopercepção, auto tomada de decisões e autoexecução. Esse sistema não só gerencia todos os aspectos da produção, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega final, mas também permite que a fábrica evolua de forma autônoma ao longo do tempo.
Fábricas totalmente automatizadas, ou “lights out”, não são uma novidade absoluta no mundo da robótica. A empresa japonesa Fanuc Ltd., por exemplo, já opera linhas de produção totalmente automatizadas desde 2001. No entanto, a Xiaomi leva essa tecnologia a um novo patamar, integrando inteligência artificial de forma que a fábrica possa se autogerir e otimizar continuamente seus processos.
- Leia também: Google volta atrás e decide manter cookies no Chrome