A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) comunicou a adoção de bandeira amarela na tributação de energia elétrica, com um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kW/h consumidos, marcando a primeira elevação de preços em 26 meses.
Este aumento, segundo a ANEEL, está diretamente relacionado às previsões climáticas desfavoráveis, que indicam chuvas abaixo da média até o final do ano e um aumento na demanda por energia elétrica.
O aumento tarifário é consequência da maior utilização das termelétricas, que têm um custo de produção superior ao das hidrelétricas, a principal fonte de energia do Brasil.
Luciano Carstens, engenheiro eletricista e gerente de Sistemas Eletrônicos e Digitais do Lactec, um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, destaca a importância de mudanças de hábitos e infraestrutura para a população se adaptar às mudanças climáticas.
“Consumir de forma consciente e sustentável é imprescindível, tanto para a manutenção do planeta quanto para o orçamento. Isso inclui pensarmos em fontes renováveis e alternativas de energia elétrica, como painéis solares, energia eólica, biogás, entre outras. Na mesma velocidade em que o clima está mudando, precisamos também nos adaptar.”
Desde abril de 2022, o Brasil estava operando com a bandeira verde, representando um custo mais baixo de produção de energia.
Este sistema, implementado pela ANEEL desde 2015, tem como objetivo informar os consumidores sobre os custos da geração de energia e o acionamento de diferentes fontes.
- Leia também: Confira se o Jogo do Tigrinho entra na regulamentação das apostas aprovada pelo Governo
Dicas para economizar energia elétrica em casa
Ações simples podem ajudar a reduzir um pouco o gasto com a conta:
Na Cozinha: Mantenha a geladeira longe do fogão para evitar que o motor trabalhe mais para manter a refrigeração. Mantenha a geladeira limpa, pois apenas 2mm de gelo podem aumentar o consumo em 10%. Evite colocar alimentos quentes na geladeira e não sobrecarregue o equipamento.
Férias: Reduza a potência da geladeira ao mínimo durante as férias para economizar energia.
Iluminação: Prefira lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duráveis. Utilize sensores de presença em áreas comuns.
Lavagem e Secagem de Roupas: Acumule o maior número possível de peças para lavar e passe apenas o necessário. Muitas roupas podem ser penduradas e guardadas diretamente no armário após secas.
Aproveite a Luz Natural: Utilize ao máximo a luz natural para iluminar e aquecer a casa.
Carregadores e Aparelhos em Stand By: Desconecte carregadores de dispositivos quando não estiverem em uso e desligue aparelhos que ficam em stand by, como televisores e micro-ondas, para economizar energia.