Empresa lança câmera para gravar vídeos imersivos para Apple Vision Pro

Por Cássio Gusson
Câmera de vídeo para o Apple Vision Pro é lançada. Foto: Dall-e

A Blackmagic Design anunciou nesta semana o lançamento de um inovador sistema de câmera otimizado para gravar filmes em Apple Immersive Video, um formato de vídeo que promete oferecer a experiência mais imersiva para os usuários do Apple Vision Pro.

A nova câmera, chamada URSA Cine Immersive, combina tecnologias avançadas para atender ao alto padrão da Apple, trazendo uma revolução para a produção de vídeos imersivos.

A URSA Cine Immersive é equipada para gravar vídeos em uma resolução impressionante de 8.160 x 7.200 pixels por olho, em taxas de até 90 FPS. Essa alta resolução, juntamente com a sincronização de nível de pixel e um alcance dinâmico elevado com 16 paradas, garante uma qualidade de imagem superior.

A tecnologia Apple Immersive Video, que a câmera utiliza, combina resolução 8K, gravação com campo de visão de 180º em 3D e Áudio Espacial, proporcionando uma experiência altamente realista e envolvente, como se os espectadores estivessem dentro da cena.

Câmera de vídeo para o Apple Vision Pro. Foto Divulgação

Apple Vision Pro

A câmera foi projetada pensando na praticidade e no conforto do usuário. O peso é distribuído uniformemente para facilitar sua manipulação no estúdio, e o chassi de liga de magnésio robusto com acabamentos em policarbonato de fibra de carbono leve assegura durabilidade e leveza.

A URSA Cine Immersive também possui uma tela sensível ao toque de 5 polegadas para monitoramento em tempo real e uma estação de assistência dedicada com uma segunda tela, permitindo que a equipe de produção trabalhe de forma eficiente ao redor da câmera sem a necessidade de monitores externos.

As lentes da URSA Cine Immersive foram projetadas especificamente para o sensor de imagem de grande formato da câmera, garantindo precisão e qualidade superior. Os dados das lentes são mapeados, calibrados e armazenados por olho, sendo utilizados na pós-produção diretamente no arquivo RAW da Blackmagic.

Isso permite a captura de vídeos estereoscópicos em 3D com um realismo impressionante, que poderão ser assistidos no Apple Vision Pro, o headset de realidade mista da Apple.

A câmera está equipada com um armazenamento de 8 TB para gerenciar os arquivos grandes gerados pelo formato de vídeo imersivo. Além disso, a URSA Cine Immersive é a primeira câmera de filme a utilizar a tecnologia Cloud Store, oferecendo armazenamento de alta velocidade para gravações em altas resoluções e taxas de quadros por várias horas, com acesso direto aos arquivos através de uma conexão Ethernet 10G.

Em termos de conectividade, a câmera possui saídas 12G-SDI, Ethernet 10G, USB-C, porta de áudio XLR e mais, sendo alimentada por uma fonte de 250 W e uma placa de bateria de montagem B.

Para complementar a URSA Cine Immersive, a Blackmagic Design está lançando uma atualização para o DaVinci Resolve, seu software de edição de vídeo. A nova versão introduzirá ferramentas avançadas para a edição de materiais em Apple Immersive Video, proporcionando um ecossistema completo para a criação de vídeos imersivos de alta qualidade.

A URSA Cine Immersive será a primeira câmera comercialmente disponível com suporte para Apple Immersive Video, com lançamento previsto ainda para 2024, juntamente com a nova versão do DaVinci Resolve. O preço do equipamento ainda não foi divulgado pela Blackmagic Design, mas a expectativa é alta entre os profissionais de vídeo que buscam a melhor tecnologia para produções imersivas.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile