Adeus Estúdios! Pocket FM Usa IA para Criar Séries de Áudio em Minutos

Por Luciano Rodrigues
Adeus Estúdios! Pocket FM Usa IA para Criar Séries de Áudio em Minutos - Imagem: Dall-E

A plataforma de áudio Pocket FM, em parceria com a empresa de clonagem de voz ElevenLabs, anunciou um novo recurso revolucionário: a capacidade de converter rapidamente conteúdo de texto em séries de áudio usando inteligência artificial (IA).

Este desenvolvimento marca um avanço significativo na produção de conteúdo de áudio, oferecendo uma ferramenta poderosa para escritores e criadores de conteúdo.

A Pocket FM, que arrecadou US$ 103 milhões em financiamento da Série D em março deste ano, já estava experimentando a tecnologia da ElevenLabs para a conversão de texto em áudio.

Agora, a plataforma sediada na Índia expandiu essa parceria, tornando a ferramenta de conversão disponível para todos os criadores nas próximas semanas.

Durante a fase de testes, a Pocket FM produziu 30 mil horas de séries de áudio usando a tecnologia de IA da ElevenLabs.

Com a nova implementação, a startup espera triplicar sua biblioteca de conteúdo de mais de 100.000 horas de áudio este ano, reduzindo o custo de produção em 90%.

Transformação de Conteúdo com IA Aumenta Produtividade e Reduz Custos

Prateek Dixit, cofundador e CTO da Pocket FM, explicou que a parceria facilita para os escritores a conversão de seus textos em séries de áudio.

“Temos mais de 250 mil escritores, incluindo os da plataforma de escrita Pocket Novel da empresa, e esta parceria diminui o custo de configuração e gravação de áudio para eles,”

Com as ferramentas de IA, o tempo de produção de conteúdo de áudio de alta qualidade pode ser aumentado em até dez vezes.

A ferramenta desenvolvida pela Pocket FM integra a tecnologia ElevenLabs e oferece 50 vozes para escritores que desejam converter seus textos.

Mati Staniszewski, cofundador da ElevenLabs, destacou que a ferramenta entende o contexto da escrita e infere emoções automaticamente através da voz, permitindo que a tecnologia reproduza a emotividade necessária para cada gênero de escrita.

Inovação não se limita à Pocket FM e impacto afeta dubladores

Outras plataformas de séries de áudio, como a Kuku FM, também estão explorando ferramentas alimentadas por IA para ajudar na criação de conteúdo, incluindo refinamento de roteiro, geração de miniaturas e adição de efeitos sonoros.

Apesar dos benefícios, a adoção de IA na produção de áudio levanta preocupações entre os dubladores.

A Associação de Artistas de Locução da Índia expressou receios sobre o impacto da IA no sustento dos profissionais da voz.  Amarinder Singh Sodhi, secretário-geral da associação disse:

“Se a IA assumir o controle, estaremos acabados. Como dubladores, precisamos implementar alguma regulamentação para que nosso sustento seja protegido.”

Embora a Pocket FM e a Kuku FM não rotulem atualmente seu conteúdo para indicar o uso de IA no processo de criação, a qualidade do conteúdo gerado por IA tem se mostrado comparável à produção humana.

A empresa está trabalhando em tecnologia para incorporar múltiplas vozes em uma saída de áudio, aumentando ainda mais a sofisticação e a variedade do conteúdo oferecido.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile