- Agente da Adobe sugere e executa edições com IA.
- Comandos podem ser dados em linguagem natural.
- Adobe vai apresentar tecnologia em evento em Londres.
A Adobe está desenvolvendo agentes de inteligência artificial para o Photoshop e o Premiere Pro. As ferramentas prometem transformar o processo de edição ao automatizar tarefas complexas com comandos simples em linguagem natural.
Ely Greenfield, CTO de mídia digital da Adobe, anunciou a novidade no blog oficial da Adobe, nessa quarta-feira (10).
No Photoshop, a novidade será apresentada em um novo painel flutuante chamado “Ações”, que analisa a imagem e recomenda edições contextuais. Por exemplo, o agente pode sugerir a remoção de pessoas ao fundo ou o desfoque do cenário para gerar profundidade de campo. Assim, o usuário só precisa clicar em uma das sugestões e o agente executa a tarefa automaticamente.
Greenfield disse que a IA não substitui a criatividade humana, mas pode ser uma boa ferramenta:
Embora a IA não possa substituir a inspiração criativa humana, com a sua contribuição, ela pode fazer algumas suposições fundamentadas para ajudar você a tirar seu projeto do papel.
Criadores experientes ainda poderão realizar ajustes manuais, mantendo o controle artístico sobre camadas e máscaras. A diferença agora está na velocidade e na curva de aprendizado reduzida para quem está começando.
Premiere Pro também ganhará agente inteligente
No Premiere Pro, a Adobe integrará o recurso Media Intelligence, lançado recentemente, que identifica objetos e composições em vídeos para facilitar a localização de trechos específicos. O novo agente de IA permitirá que o editor solicite um corte bruto automatizado, além de refinar cenas, ajustar cores e mixar áudio com poucos cliques.
Outra inovação que chega ao Premiere Pro é o Generative Extend, um recurso que usa IA para adicionar segundos extras a clipes, facilitando transições entre cenas. A funcionalidade tem potencial para economizar tempo e elevar a fluidez na montagem de vídeos.
Além disso, a Adobe promete ainda mais: no futuro, será possível ensinar o agente a realizar tarefas com base nas preferências do editor, transformando-o em um verdadeiro assistente criativo personalizado.
A empresa apresentará o primeiro desses agentes — o do Photoshop — durante o evento Adobe Max, que ocorre no dia 24 de abril em Londres. A expectativa é que a novidade impulsione a produtividade de fotógrafos, designers e videomakers. Além disso, o recurso pode reduzir a barreira de entrada para novos usuários.
Com essas apostas na IA generativa, a Adobe entra de vez na disputa pelas ferramentas de criação do futuro — e coloca a criatividade nas mãos de qualquer pessoa.