Adobe expande proteção para artistas com app de Credenciais de Conteúdo

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

A Adobe anunciou uma expansão importante em seu sistema de Credenciais de Conteúdo com o lançamento de um novo aplicativo web, que tem o objetivo de facilitar o processo de atribuição de direitos autorais e proteger as criações de artistas, permitindo que eles controlem o uso de suas obras em modelos de inteligência artificial.

A ferramenta surge em um momento de crescente preocupação entre criadores de conteúdo sobre o uso indevido de seus trabalhos em sistemas de IA generativa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O aplicativo Content Authenticity funcionará como um hub centralizado para a plataforma já existente de Credenciais de Conteúdo da Adobe.

Ele permitirá que criadores apliquem informações detalhadas sobre autoria em seus arquivos de imagem, vídeo e áudio, baseadas em metadados criptográficos e que ajudam a identificar o autor original e se ferramentas de IA foram usadas para gerar o conteúdo.

Com isso, a Adobe busca aumentar a transparência no uso de criações digitais e garantir que os artistas sejam devidamente creditados.

Adobe também promete proteção contra o uso em IA generativa

Além da atribuição de autoria, o novo aplicativo da Adobe oferece uma opção para que os criadores evitem que suas obras sejam usadas no treinamento de modelos de IA generativa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ferramenta também se integra aos produtos da Creative Cloud, como Photoshop e Lightroom, e pode ser usada para aplicar Credenciais de Conteúdo em qualquer arquivo, mesmo que não tenha sido criado em softwares da Adobe.

No entanto, o sucesso dessa funcionalidade dependerá da adesão das empresas que desenvolvem esses modelos.

Atualmente, apenas a startup Spawning, conhecida por criar a ferramenta “Have I Been Trained?”, se comprometeu a apoiar essa proteção.

Grandes nomes do setor, como OpenAI e Google, já suportam Credenciais de Conteúdo e podem aderir a essa nova camada de proteção oferecida pela Adobe no futuro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O aplicativo também incluirá ferramentas de inspeção que permitirão verificar se um arquivo digital possui Credenciais de Conteúdo, mesmo em sites que não exibem essas informações.

Uma extensão para o navegador Google Chrome está sendo lançada em fase beta para facilitar essa verificação diretamente nas páginas da web.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile