- Alexa Plus estreia com acesso limitado e funções restritas.
- Nova Act executa tarefas web e chega como IA para desenvolvedores.
- Amazon promete IA 75% mais barata que concorrentes.
A Amazon iniciou o lançamento do Alexa+, sua nova versão do assistente virtual com inteligência artificial. No entanto, o acesso permanece restrito a um “pequeno número” de usuários.
Segundo o The Verge, a porta-voz Kristy Schmidt da Amazon confirmou a informação.
Estamos lançando um monte de recursos para começar, e continuaremos a lançar novos recursos em ondas.
Anunciado em fevereiro, o Alexa+ promete transformar a interação com dispositivos Echo, embora muitos recursos apresentados ainda não estejam disponíveis.
A empresa também revelou o Nova Act, modelo de IA capaz de executar tarefas na web, como compras, pesquisas e respostas contextuais baseadas no que aparece na tela, por exemplo. Por enquanto, o Act está disponível apenas para desenvolvedores em uma prévia de pesquisa, mas já alimenta parte das funcionalidades do novo Alexa Plus.
Nova geração do Alexa ainda chega com limitações
Na fase inicial, o Alexa Plus funciona apenas nos dispositivos Echo Show 8, 10, 15 e 21. Ele pode pedir um Uber, identificar objetos, redigir e-mails e buscar produtos online. No entanto, ainda não oferece recursos como brainstorming de presentes, pedidos por voz de mantimentos, lembretes personalizados por reconhecimento facial ou integração com o Kids Plus.
O Alexa Plus também pode resumir documentos enviados, mas ainda não permite excluir os arquivos diretamente. A Amazon orienta os usuários a contatar o suporte para fazer a exclusão manual.
A assinatura do Alexa Plus custa R$ 114,91 (US$ 19,99) por mês, mas usuários do Prime têm acesso gratuito. Interessados podem se inscrever para acesso antecipado no site da Amazon.
Já o Nova Act, criado pelo novo laboratório AGI Labs da Amazon, pode seguir comandos detalhados como “não aceite o upsell de seguro” ao finalizar uma compra. A empresa o compara ao Operator Agent da OpenAI. Além disso, prevê que esse tipo de agente executará tarefas complexas, como organizar casamentos ou gerenciar demandas de TI.
O Act se junta aos outros cinco modelos Nova lançados em dezembro de 2024. Esses modelos incluem IA para compreensão de texto, geração de imagem e vídeo, com foco em velocidade e baixo custo operacional — a Amazon afirma que o pacote Nova custa “pelo menos 75% menos” do que alternativas concorrentes.
Agora, os desenvolvedores podem testar os modelos Nova diretamente em um novo portal web da Amazon, sem depender exclusivamente do Amazon Bedrock, sua plataforma integrada ao AWS. Segundo Rohit Prasad, VP sênior da AGI, o objetivo é “permitir que desenvolvedores testem rapidamente suas ideias com modelos Nova e as escalem dentro do Bedrock”