A Amazon, seguindo os passos de seu concorrente Google, apresentou seu próprio gerador de vídeo com inteligência artificial. No entanto, a novidade, por enquanto, está disponível apenas para anunciantes e possui algumas restrições em relação às suas capacidades.
Durante a conferência Accelerate, a Amazon anunciou o Video Generator, uma ferramenta que transforma uma única imagem de produto em vitrines de vídeo após um breve processamento.
Segundo a empresa, a ferramenta pode criar vídeos “personalizados” que destacam as características de um produto sem custo adicional.
No blog oficial, a empresa afirmou:
Os vídeos gerados pelo Video Generator aproveitam os insights exclusivos de varejo da Amazon para dar vida a uma história de produto de maneiras relevantes para os clientes.
Jay Richman, vice-presidente de anúncios da Amazon, declarou que o Video Generator, atualmente em versão beta para anunciantes selecionados nos EUA, será aprimorado nos próximos meses antes de um lançamento mais amplo.
Além do Video Generator, a Amazon também anunciou o recurso live image, que gera GIFs animados de poucos segundos a partir de uma imagem estática.
Este recurso também está em fase beta limitada e faz parte do conjunto de ferramentas de geração de imagens com IA da Amazon para profissionais de marketing.
Os vídeos gerados pelo Video Generator têm entre 6 e 9 segundos de duração, com resolução de 720p e 24 quadros por segundo e são criados automaticamente a partir de uma imagem de produto em até cinco minutos.
Os usuários podem escolher entre quatro variações diferentes.
Os vídeos seguem uma fórmula básica: duas cenas com manchetes, música de fundo e uma chamada para ação. A fonte, a trilha sonora e o logotipo da marca podem ser personalizados.
Project Amelia também é recurso para vendedores
A Amazon lançou também um assistente de IA chamado Project Amelia, construído no Amazon Bedrock da AWS, para ajudar vendedores a expandir seus negócios.
Inicialmente disponível em versão beta para vendedores selecionados dos EUA, o assistente oferece respostas a perguntas sobre métricas de desempenho, como vendas, unidades vendidas e tráfego de clientes.
O recurso será expandido para outros países e idiomas ainda este ano, com o objetivo de fornecer aos vendedores ferramentas que facilitem a gestão e o crescimento de seus negócios.
O assistente permitirá que os vendedores façam perguntas sobre suas operações, como o desempenho de produtos específicos, além de fornecer comparações com períodos anteriores.
O Project Amelia não apenas responde a perguntas sobre métricas, mas também permitirá que os vendedores façam perguntas de acompanhamento, oferecendo insights sobre crescimento e soluções para questões operacionais.
Futuramente, o assistente será capaz de resolver problemas por conta própria, como a falta de atualização em relatórios de inventário.
A Amazon vê o Projeto Amelia como uma ferramenta inovadora para facilitar o gerenciamento de negócios, reduzindo o tempo e os recursos necessários para tarefas operacionais, o que permitirá que os vendedores se concentrem mais na criação de produtos e no atendimento ao cliente.
Além disso, a empresa está integrando IA em outras áreas, como recomendações de produtos e descrições personalizadas para consumidores, demonstrando seu compromisso em usar a IA para melhorar as experiências tanto dos vendedores quanto dos clientes.