B3 tem IA que orienta e tira dúvidas de investidores

Por Luciano Rodrigues
A B3, bolsa de valores brasileira, lançou um assistente de Inteligência Artificial conversacional gratuito que responde às perguntas sobre investimentos - Imagem: Dall-E

A B3, bolsa de valores brasileira, lançou um assistente de Inteligência Artificial conversacional gratuito que responde às perguntas sobre investimentos. O objetivo é atender a demanda crescente de investidores brasileiros que saltou de 600 mil em 2017 para cinco milhões atualmente.

A solução da B3 não oferece dicas de ações ou conselhos de investimento, mas serve para decifrar a terminologia financeira e fornecer respostas baseadas em informações selecionadas pelos especialistas da bolsa.

O assistente de IA pode explicar conceitos como ações, títulos e como encontrar um corretor, além de abordar instrumentos financeiros mais complexos.

Christianne Bariquelli, superintendente de Educação da B3, descreve o assistente como uma ponte entre o conhecimento e a ação, ajudando brasileiros que estão começando a investir ou desejam entender melhor as informações que recebem de instituições financeiras.

Com IA, B3 democratiza o acesso aos investimentos

De acordo com a B3, três fatores contribuíram para a democratização do mercado de ações, permitindo que a classe média também participasse: maior acessibilidade à educação financeira, avanços tecnológicos que facilitam a abertura de contas de corretagem digital, e a queda das taxas de juros no Brasil entre 2018 e 2021.

Treinado com materiais educacionais da B3 e conteúdo da Comissão de Valores Mobiliários, além de informações de parceiros como bancos e corretoras, o assistente de IA da B3, lançado em fevereiro, já auxilia cerca de 10 mil usuários por dia.

O assistente de IA opera no Microsoft Azure OpenAI Service com Azure AI Search para todos os documentos, oferecendo uma conversa natural e adaptável ao nível de conhecimento do usuário.

A B3 está explorando maneiras de ampliar o uso do assistente, incluindo a disponibilização de um widget para bancos e corretoras.

O objetivo da bolsa é fortalecer os mercados de capitais no Brasil, ajudando empresas a acessar capital e crescer, o que, por sua vez, pode impulsionar a produtividade e criar novos empregos.

A educação financeira e a inclusão de novos investidores são vistas como elementos cruciais para o desenvolvimento econômico do país, promovendo investimentos mais diversificados e informados.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile