Brasileiro que criou o Instagram agora quer superar o ChatGPT

Por Cássio Gusson
Brasileiro que criou o Instagram agora quer superar o ChatGPT. Foto: Dall-e

Mike Krieger, o brasileiro que cofundou o Instagram, está pronto para uma nova empreitada no mundo da tecnologia. Nascido em São Paulo em 1986, Krieger foi para a Universidade de Stanford aos 18 anos, onde conheceu Kevin Systrom. Juntos, eles fundaram o Instagram em 2010, plataforma que revolucionou o compartilhamento de fotos e vídeos.

Em 2012, o Instagram foi adquirido pela Meta (então Facebook) por cerca de US$ 1 bilhão. A compra consolidou a rede social como um dos principais aplicativos do mundo, e em 2015, aos 28 anos, Krieger foi listado na Forbes Under 30 pela Forbes USA. Em 2018, após oito anos de liderança, Krieger e Systrom deixaram o Instagram para explorar novas oportunidades.

Após sua saída, a dupla lançou dois projetos de destaque. O primeiro foi o Rt.live, um site criado para monitorar os números do coronavírus nos Estados Unidos durante a pandemia. Em seguida, desenvolveram a Artifact, uma plataforma de notícias orientada por inteligência artificial, que foi adquirida pelo Yahoo em abril de 2024.

Agora, Krieger se prepara para um novo desafio. A Anthropic, startup de inteligência artificial que compete diretamente com a OpenAI, convidou o brasileiro para ser o diretor de produto. O foco principal de Krieger será a expansão do chatbot Claude, concorrente direto do ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI.

Do Instagram para superar o ChatGPT

Em uma publicação no Instagram, Krieger expressou seu entusiasmo com a nova posição: “A equipe da Anthropic é excepcional, me senti em casa desde as primeiras conversas. Daniela, Dario, Jared e o time encarnam a combinação de talento, empatia e pragmatismo que eu adorava nas equipes do Instagram e Artifact. Estou ansioso para ajudar a moldar o futuro dos produtos alimentados por IA.”

Dario Amodei, presidente-executivo da Anthropic e ex-vice-presidente de pesquisa da OpenAI, destacou a importância da contratação de Krieger: “A experiência de Mike no desenvolvimento de produtos intuitivos e interfaces de usuário será inestimável à medida que criarmos novas maneiras das pessoas interagirem com o Claude.”

A Anthropic, fundada em 2021, tem atraído bilhões de dólares em investimentos de patrocinadores de peso, incluindo Amazon e Alphabet. A empresa é reconhecida por seu foco em segurança e alinhamento de IA, buscando desenvolver sistemas que sejam seguros e benéficos para a sociedade.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile