Parece até uma ficção em que as ferramentas de Inteligência Artificial combinam dar um susto nos humanos que os exploram, mas, na manhã dessa terça-feira (4), um problema técnico afetou simultaneamente três grandes provedores de IA: ChatGPT, Claude e Perplexity, deixando-os fora do ar.
Essa interrupção começou nas primeiras horas da manhã, com a ferramenta da OpenAI sendo a primeira a apresentar falhas. Embora Claude e Perplexity tenham sido impactados mais tarde, seus problemas foram resolvidos mais rapidamente. O Gemini, do Google, também apresentou breves instabilidades, conforme relatado por alguns usuários.
É incomum que três grandes provedores de IA enfrentem problemas ao mesmo tempo, o que levanta a possibilidade de uma questão de infraestrutura mais ampla ou um problema em escala de internet, semelhante aos que afetam vários sites de mídia social simultaneamente.
Outra possibilidade é que os problemas enfrentados por Claude e Perplexity tenham sido resultado do excesso de tráfego gerado pela interrupção do ChatGPT.
- Leia também: ChatGPT fora do ar: ChatGPT é desativado após OpenAI expandir acesso GPT-4o para usuários gratuitos
ChatGPT pode ter provocado efeito dominó
Durante a falha do ChatGPT, a página de inicialização do chatbot indicava que a capacidade de enviar mensagens estava indisponível. O problema começou por volta das 7h33 e a página continuou a indicar uma “falha grave” até as 12h28, quando os problemas começaram a ser resolvidos.
Essa foi a segunda interrupção prolongada do ChatGPT em pouco tempo, sendo que o serviço já havia enfrentado uma falha durante a madrugada, afetando usuários em todo o mundo.
O site do Claude exibiu uma mensagem de erro que dizia ter ocorrido um erro na renderização dos componentes do servidor. O serviço voltou a funcionar pouco depois das 12h10 ET.
Por sua vez, o site do Perplexity mostrava uma mensagem de “capacidade esgotada”, indicando que o serviço estava recebendo muitas solicitações. O site voltou a funcionar aproximadamente ao mesmo tempo que o Claude, mas continuou apresentando instabilidades intermitentes desde então.
Além dessas falhas no ChatGPT e outras IAs, a Forbes reportou um ataque ao TikTok, afetando contas de celebridades e marcas, incluindo Paris Hilton e CNN.