O ChatGPT está fora do ar nesta terça, 04 de jundo, deixando os usuários em apuros em todo o mundo, após uma falha da OpenAI em dimensionar o uso da inteligência artificial. O ChatGPT está offline há várias horas, com a interrupção começando na terça-feira às 00h21 PDT.
O problema parece ser mais proeminente em dispositivos móveis, com o aplicativo ChatGPT no Android travando na tela de login, indicando que este não é um problema de toda a plataforma. No navegador uma imagem é exibida na qual o ChatGPT simula uma conversa e alerta sobre o erro.
“Lembre-se, se você estiver tentando bater um papo com o ChatGPT e receber a mesma mensagem de erro, não se preocupe. Significa apenas que você não é o único que queria experimentar este sofisticado chatbot de IA”, destaca uma parte da mensagem.
De acordo com o DownDetector , os problemas mais relatados são com o próprio ChatGPT, e não com seu site ou aplicativo. Embora alguns usuários tenham conseguido acessar o serviço, a maioria enfrenta dificuldades. OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, reconheceu o problema em sua página de status e está atualmente investigando a causa.
- Leia também: Asma pode ter cura, segundo cientistas chineses
ChatGPT fora do ar
Essa interrupção ocorre logo após a recente expansão do acesso GPT-4o do ChatGPT para usuários gratuitos, concedendo-lhes os mesmos recursos que os usuários pagos. Essa mudança pode ter levado a um influxo de usuários, sobrecarregando potencialmente os servidores.
O site de análise de tráfego Semrush relata que a popularidade do ChatGPT aumentou, tornando-o o 17º site mais visitado globalmente em março, com impressionantes 2,76 bilhões de visitas.
Sobrecargas e interrupções de servidores não são incomuns no mundo das ferramentas de IA. Para mitigar isso, plataformas como Claude e ChatGPT muitas vezes limitam o número de interações que os usuários podem ter com suas ferramentas. Enquanto os usuários aguardam ansiosamente o retorno do principal assistente de IA, é o momento perfeito para tentar outras opções.
Para aqueles que realmente precisam dos recursos do GPT-4o, o Microsoft Copilot, que também usa o GPT-4o, está atualmente operacional e disponível em dispositivos Windows. Também está integrado ao navegador Edge da Microsoft, ou por meio de seu site independente , e até mesmo por meio de um aplicativo móvel disponível para iOS e Android.
Aqueles dispostos a testar outras águas podem querer experimentar Claude , que oferece um modelo comparável em termos de geração de texto e capacidades de codificação. Além disso, o LeChat da Mistral AI fornece um modelo de linguagem robusto gratuitamente, gerando texto de alta qualidade.
- Leia também: X formaliza permissão para conteúdo adulto