Claude da Anthropic agora pode executar código JavaScript e analisar dados

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O Claude, inteligência artificial da Anthropic, está recebendo uma nova ferramenta que pode escrever e executar código JavaScript.

Essa nova funcionalidade, descrita pela empresa como uma “ferramenta de análise”, promete auxiliar o chatbot a fornecer respostas mais precisas, especialmente em questões que envolvem cálculos complexos e análise de dados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ferramenta, atualmente em versão prévia, também permite que Claude processe dados a partir de planilhas e PDFs, oferecendo visualizações interativas dos resultados.

De acordo com uma publicação no blog da Anthropic, a ferramenta de análise funciona como uma espécie de ambiente de codificação integrado ao sistema, onde Claude pode executar tarefas de matemática avançada, limpar e explorar dados, e iterar sobre diferentes ideias para chegar a uma resposta final.

A empresa descreve o processo como um meio de permitir que o chatbot analise dados de forma sistemática, em vez de depender exclusivamente de uma análise mais abstrata.

A Anthropic forneceu alguns exemplos práticos de como essa ferramenta pode ser utilizada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um gerente de produto, por exemplo, pode carregar dados de vendas e solicitar a Claude que realize uma análise focada em desempenhos regionais específicos.

Já um engenheiro pode pedir ao chatbot que crie um painel de controle com as principais tendências baseadas em dados financeiros mensais, simplificando o processo de extração de insights valiosos a partir de grandes volumes de dados.

Claude segue tendência de outras plataformas

Embora o chatbot Claude já fosse capaz de realizar tarefas similares, a ausência de um mecanismo para verificar matematicamente os resultados significava que suas respostas nem sempre eram as mais precisas.

Agora, com a introdução dessa nova funcionalidade, a expectativa é que Claude consiga processar dados com maior precisão e confiabilidade, algo que a Anthropic espera ser especialmente útil para usuários em áreas como gestão de produtos, finanças e engenharia de dados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O movimento da Anthropic segue uma tendência já observada em outras grandes empresas de tecnologia.

O Google, por exemplo, oferece um recurso comparável para seus modelos Gemini chamado “Code Execution”, que permite que eles gerem e executem código Python.

A OpenAI, por sua vez, oferece uma funcionalidade chamada Advanced Data Analysis, que também permite que seus modelos escrevam e executem código.

A nova ferramenta de análise já está disponível para todos os usuários do Claude na web desde quinta-feira (24).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para acessá-la, os usuários precisam apenas fazer login em suas contas no site Claude.ai.

 

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile