Este ano, pela primeira vez desde 2021, a Microsoft superou a Apple em valor de mercado, atingindo US$ 2,888 trilhões. Uma das principais razões foi a colaboração com a OpenAI, criadora do ChatGPT. Florian Bessonnat, cofundador e CIO da Simplex, acredita que o ChatGPT transformará a forma como as pessoas fazem buscas na internet, desbancando o Google.
Para Bessonnat, que é referência internacional em SEO, o comportamento do consumidor mudará completamente quando a interação com IA generativa migrar para smartphones. Por trás da potencial quebra do monopólio do Google está um grande desafio para empresas que trabalham com SEO.
Bessonnat, que liderou projetos com mais de meio bilhão de visitas anuais, explica que o ChatGPT usará o Bing como buscador padrão. Segundo ele, essa mudança de paradigma altera a estrutura de poder na internet de forma ampla.
“Empresas precisarão repensar seus mecanismos de indexação para garantir uma boa posição no Bing, tornando suas marcas relevantes no ChatGPT”, afirma.
A aposta de Florian é que o ChatGPT estará integrado nos smartphones das próximas gerações. Com mais de 92 milhões de brasileiros acessando a internet apenas pelo celular, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2022, a integração da IA nos smartphones promete transformar a execução de tarefas operacionais.
“O ChatGPT se tornará um copiloto para os usuários, respondendo perguntas complexas e fornecendo respostas completas”, diz.
Empresas que já trabalham com conteúdo em escala terão vantagem nessa transição. As plataformas de IA precisarão de uma grande quantidade de dados para aprendizado. Florian destaca que, enquanto o SEO experimentará um boom, a mídia paga (SEM) poderá enfrentar uma crise, já que o ChatGPT considera apenas resultados orgânicos.
- Leia também: Meta do TikTok agora é desbancar o YouTube
ChatGPT vai exigir novas estratégias de SEO
“Será a hora e a vez do SEO e de alternativas como o branded content”, afirma Florian.
Estar no topo do Google é crucial para grandes marcas, mas o ChatGPT poderá cruzar avaliações de produtos e sugerir um único resultado baseado na localização do comprador, eliminando a necessidade de cliques em diversas páginas.
A Simplex, pioneira em SEO tecnológico, já está estudando formas de pivotar seus produtos para o Bing. João Lee, CEO da Simplex, explica que vai ser preciso uma “mudança de chave” para empresas e agências de marketing digital. Ele destaca que influenciar o ChatGPT para produzir resultados orgânicos será fundamental nos próximos anos.
Sobre a Simplex
A Simplex é uma startup especializada em aumento de tráfego online, conversão e vendas na internet. Pioneira em SEO tecnológico no Brasil, a empresa desenvolveu ferramentas de inteligência artificial e automação que ajudam empresas a alcançarem o topo do Google rapidamente. Fundada em 2017, atende clientes em mais de 10 países e conta com grandes varejistas e marcas renomadas em seu portfólio. Para mais informações, visite Simplex.