- Google expande Visões Gerais de Áudio para mais de 50 idiomas.
- Nova opção de idioma facilita criação de conteúdos multilíngues.
- NotebookLM transforma fontes em podcasts acessíveis e personalizados.
A ferramenta Audio Overviews do Google, que transforma pesquisas em conversas no estilo podcast, recebeu uma interessante atualização nessa terça-feira (29). Agora, usuários podem gerar conteúdos em mais de 50 idiomas, como por exemplo português (inclusive do Brasil), espanhol, francês e chinês, diretamente no NotebookLM.
O recurso, lançado no ano passado, se tornou popular por converter pesquisas e textos em áudios interativos, permitindo que usuários absorvam informações de forma dinâmica e personalizada. A expansão linguística amplia ainda mais o alcance da ferramenta, que já atende usuários praticamente em todo o mundo.
Novo suporte multilíngue chega também ao Gemini AI e Google Docs
Para configurar o idioma desejado, basta acessar o NotebookLM, clicar nas configurações no canto superior direito e selecionar a opção “Idioma de Saída”. A partir desse ajuste, todas as respostas e Visões Gerais de Áudio serão geradas automaticamente no idioma escolhido, proporcionando uma experiência ainda mais personalizada.
O Google afirmou que esta atualização é apenas “uma prévia do que é possível com este recurso” e garantiu que continuará desenvolvendo e refinando a funcionalidade com base no feedback dos usuários. Entre as recentes melhorias, os usuários agora podem guiar as conversas com os anfitriões de IA e interagir diretamente com eles.
Além disso, a gigante da tecnologia integrou as Visões Gerais de Áudio ao chatbot Gemini AI e ao Google Docs, permitindo que mais tipos de conteúdo escrito sejam facilmente convertidos em podcasts interativos. Essa expansão amplia as possibilidades de uso, tornando o aprendizado e o consumo de informação ainda mais acessíveis em diferentes formatos.
A atualização faz parte da estratégia do Google que, ao mesmo tempo em que impulsiona suas soluções de inteligência artificial para novos patamares, afirma buscar democratizar o acesso ao conhecimento e quebrar barreiras linguísticas no ambiente digital.
Usuários interessados já podem explorar o recurso atualizado no NotebookLM e nas demais plataformas integradas. O recurso, considerado ainda em teste pelo Google, é gratuito.