- IA da DeepMind supera medalhistas olímpicos em problemas matemáticos.
- AlphaGeometry2 avança na resolução de teoremas complexos de geometria.
- Inteligência artificial se aproxima do raciocínio humano em matemática.
A nova versão do sistema acertou 42 de 50 questões, ultrapassando a média de 40,9 problemas resolvidos. Este avanço representa um salto significativo em relação à versão anterior, que havia resolvido 54% dos problemas propostos.
DeepMind subsidiária da Alphabet, anunciou que sua inteligência artificial, AlphaGeometry2, superou o desempenho médio de medalhistas de ouro da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Embora esse feito tenha sido alcançado na resolução de problemas de geometria, estima-se que possa ocorrer em outras áreas.
Avanços na resolução de problemas geométricos
O AlphaGeometry2 combina o modelo Gemini do Google com um “motor simbólico”, permitindo que a IA enfrente problemas complexos de geometria que exigem raciocínio dedutivo profundo e provas rigorosas.
Para alcançar esse nível de desempenho, o modelo utilizou um vasto conjunto de dados em seu treinamento. Contendo mais de 300 milhões de teoremas e provas sintéticas, cada um aumentava em dificuldade. Este conjunto de treinamento aprimorado é maior e mais diversificado do que o utilizado na primeira versão do AlphaGeometry.
Implicações para o futuro da Inteligência Artificial com a DeepMind
A DeepMind acredita que desvendar problemas complexos de geometria, especialmente aqueles relacionados à geometria euclidiana, pode ser um passo importante para o desenvolvimento de IAs mais avançadas.
Essa resolução de teoremas matemáticos não se trata apenas de encontrar a resposta correta, mas também de entender e aplicar princípios fundamentais de lógica e raciocínio. Este avanço sugere, portanto, que a IA está se aproximando da capacidade humana em áreas que exigem pensamento abstrato e analítico.
Este desenvolvimento destaca o potencial da inteligência artificial em áreas tradicionalmente dominadas pelo intelecto humano. À medida que a tecnologia avança, espera-se, no entanto, que sistemas como o AlphaGeometry2 possam contribuir para descobertas em campos diversos, desde a matemática pura até aplicações práticas em engenharia e ciências aplicadas.