DeepSeek é retirado das lojas de app da Coreia do Sul

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

s

  • DeepSeek suspenso na Coreia do Sul por falhas na privacidade.
  • Investigação aponta coleta excessiva e falta de transparência no app.
  • Aplicativo pode levar tempo considerável para atender exigências.

A Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul (PIPC) suspendeu novos downloads do aplicativo de inteligência artificial DeepSeek dentro do país.

A decisão foi anunciada nessa segunda-feira (17), mas já entrou em vigor no sábado (15). Usuários que já possuem o aplicativo instalado, no entanto, podem continuar utilizando o serviço normalmente. A versão web do DeepSeek também permanece acessível na Coreia do Sul.

A medida foi tomada após a DeepSeek admitir que negligenciou parcialmente suas obrigações conforme as leis de proteção de dados do país. As regulamentações sul-coreanas estão entre as mais rigorosas do mundo em relação à privacidade dos usuários.

Segundo a agência de notícias Reuters, a PIPC identificou que o aplicativo não apresentava transparência nas transferências de dados para terceiros e possivelmente coletava informações pessoais excessivas.

Falhas na segurança do DeepSeek geram preocupações

Além da investigação conduzida pelo governo sul-coreano, empresas de segurança cibernética também apontaram vulnerabilidades no DeepSeek.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A NowSecure relatou há duas semanas que o aplicativo enviava informações não criptografadas para servidores na China, sob controle da ByteDance, proprietária do TikTok. Enquanto isso, em outra análise, uma empresa de infosec encontrou um banco de dados aberto e acessível via web, contendo histórico de conversas de usuários e outros dados sensíveis.

A PIPC não definiu um prazo para a liberação dos downloads na Coreia do Sul, mas. A comissão declarou que pode levar um tempo considerável para que as questões de privacidade sejam corrigidas. Em resposta, a DeepSeek enviou um representante ao país para ajustar o aplicativo às exigências locais.

A suspensão levanta preocupações sobre a segurança dos dados dos usuários e o controle sobre a privacidade no uso de ferramentas de inteligência artificial.

Outros países já limitaram o uso do DeepSeek, como nos Estados Unidos, onde um senador chegou a sugerir multa e até prisão para usuários, e também na Itália e Taiwan.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile