DeepSeek reduz preços fora do horário de pico para desenvolvedores

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

s

  • DeepSeek reduz preços em até 75% e intensifica concorrência global.
  • Nova estratégia de preços pode forçar OpenAI e Google a responderem.
  • Guerra de preços na IA promete beneficiar desenvolvedores e empresas.

A startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek anunciou, nessa quarta-feira (26), uma nova estratégia de preços com desconto fora do horário de pico para desenvolvedores que utilizam seus modelos de IA.

De acordo com a Reuters, a medida pode intensificar a concorrência global, pressionando gigantes da tecnologia a reduzir seus preços.

A DeepSeek, sediada em Hangzhou, anunciou que reduzirá em até 75% os custos para acessar sua API entre 13h30 e 21h30 (horário de Brasília, 0h30 e 8h30 em Pequim). Durante esse período, o uso do modelo R1 custará 75% menos, enquanto a API do modelo V3 terá uma redução de 50%, segundo a tabela de preços divulgada pela empresa.

Impacto global da DeepSeek

Embora a DeepSeek considere esse período como “fora de pico” na China, ele corresponde ao horário diurno na Europa e nos Estados Unidos, onde a empresa já vem causando impacto no setor de tecnologia. Seus modelos acessíveis e poderosos desencadearam uma grande liquidação nas ações globais, levantando preocupações entre investidores sobre o futuro dos líderes de mercado em IA.

A DeepSeek tem expandido agressivamente sua atuação, acelerando o lançamento do sucessor do modelo R1, lançado em janeiro. O uso de código aberto e preços baixos já havia iniciado uma guerra de preços quando lançou o modelo V2, predecessor do assistente de IA.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O impacto da empresa no setor foi sentido rapidamente. Desde que seu assistente de IA chegou ao mercado no mês passado, a OpenAI, fabricante do ChatGPT, reduziu seus preços. Além disso, a Google, por meio do Gemini, introduziu planos de acesso com desconto.

Com essa estratégia, a DeepSeek desafia os concorrentes, criando um ambiente onde preços mais baixos se tornam essenciais para manter a competitividade. A movimentação da empresa sinaliza que a indústria de inteligência artificial pode entrar em um novo ciclo de redução de custos e acessibilidade ampliada.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile