Dia dos Namorados: Inteligência artificial pode ajudar na escolha do presente

Por Luciano Rodrigues
Dia dos Namorados Inteligência artificial pode ajudar na escolha do presente - Imagem: Dall-E

Com o Dia dos Namorados se aproximando, encontrar o presente ideal pode ser um desafio e a inteligência artificial pode facilitar essa tarefa com sete dicas para encontrar a melhor opção de presente.

Segundo uma pesquisa da Shopee, o preço foi um fator determinante para 38% dos brasileiros ao escolher presentes para o Dia dos Namorados em 2023, com um valor médio de R$ 215 por presente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora a maioria dos casais tenha a intenção de comemorar a data, acertar na escolha do presente pode ser complicado, mesmo com um parceiro íntimo.

Leandro Furlan, gerente de tecnologia da agência digital Adtail explica os sistemas analisam desde as pesquisas realizadas até o histórico de visualização e compras, além dos feedbacks deixados.

“As plataformas de e-commerce e aplicativos de compras usam algoritmos sofisticados para analisar o comportamento online dos usuários”, comenta.

Com um vasto conjunto de dados, a inteligência artificial pode sugerir presentes alinhados aos interesses e preferências do parceiro, muitas vezes revelando opções inesperadas.

Quem te conhece melhor, namorado ou algoritmo?

Para obter o melhor dos dois mundos, uma abordagem híbrida pode ser ideal, ou seja, utilizar as sugestões da IA como ponto de partida e filtrar as opções com base no conhecimento pessoal sobre o parceiro, conforme destaca Rodrigo Friano, COO e sócio da Yooper.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A IA pode sugerir um gadget tecnológico se a pessoa pesquisa muito sobre isso, mas se você sabe que ela tem um novo hobby, como jardinagem, um presente que combine essas duas paixões pode ser perfeito”.

Conheça 7 dicas para utilizar IA na hora de escolher o presente do Dia dos Namorados:

  1. Análise de preferências pessoais: A IA pode analisar as preferências do seu parceiro com base no histórico de compras, comportamento em redes sociais e interações em aplicativos de e-commerce, sugerindo presentes que se alinhem aos interesses específicos.
  2. Recomendações personalizadas: Plataformas como Amazon, AliExpress e Etsy utilizam algoritmos de IA para oferecer recomendações de produtos com base no histórico de navegação e compras anteriores, refinando as sugestões constantemente.
  3. Assistentes virtuais e chatbots: Assistentes virtuais como Alexa, Google Assistant e Siri podem ajudar a encontrar o presente ideal neste Dia dos Namorados, oferecendo ideias baseadas em tendências atuais e nas preferências do parceiro. Chatbots em sites de e-commerce também podem filtrar opções com base em perguntas sobre preferências e orçamento.
  4. Análise de redes sociais: Ferramentas de IA podem analisar postagens e atividades em redes sociais para identificar hobbies e interesses, sugerindo presentes personalizados que ressoem com os gostos do parceiro.
  5. Aplicativos de presentes personalizados: Aplicativos como Gift Wizard ou Wishlists utilizam IA para ajudar na escolha de presentes, analisando dados de diversas fontes para oferecer sugestões precisas.
  6. Análise de sentimento: Ferramentas de IA que realizam análise de sentimento podem identificar o tom emocional das interações anteriores, ajudando a escolher um presente que atenda aos interesses e ressoe emocionalmente com o parceiro.
  7. Combinação de dados com criatividade humana: A combinação das recomendações da IA com um toque pessoal pode fazer a diferença, resultando em um presente que seja tanto significativo quanto surpreendente.
Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile