- Gemini agora permite edição de imagens com IA integrada.
- Recurso chega a mais de 45 idiomas e diversos países.
- Google aplica marca SynthID em todas as imagens geradas.
O Google acaba de expandir os recursos de edição nativa de imagens com inteligência artificial para o aplicativo Gemini, permitindo que usuários personalizem fotos e criações visuais com comandos simples.
A nova funcionalidade foi liberada nessa quarta-feira (30) e deve chegar gradualmente a mais de 45 idiomas e à maioria dos países nas próximas semanas.
A novidade permite que os usuários modifiquem imagens diretamente no app, usando fotos carregadas do celular ou do computador. Entre as possibilidades, por exemplo, é possível alterar planos de fundo, substituir objetos, adicionar elementos visuais e até experimentar diferentes estilos, como ver como você ficaria com outra cor de cabelo.
Gemini combina texto, imagem e edição em um só ambiente
O Google lançou a ferramenta como resposta direta ao feedback positivo recebido no AI Studio, onde já oferecia recursos de edição de imagens com IA. Assim, com a chegada ao Gemini, o recurso ganha alcance global e se torna mais acessível para quem usa o assistente diariamente.
Além de edições simples, o Gemini também permite interações criativas combinando texto e imagem. A empresa cita, por exemplo, a possibilidade de pedir a criação de um rascunho de história infantil e gerar automaticamente ilustrações personalizadas que acompanham o conteúdo.
Como parte do compromisso com a segurança e a transparência, o Google aplicará a marca d’água digital invisível SynthID em todas as imagens geradas ou modificadas. Além disso, a empresa também testa o uso de uma marca d’água visível, garantindo que o público reconheça quando a imagem é fruto de IA.
Usuários interessados já podem testar os novos recursos em seus dispositivos, com acesso expandido previsto para as próximas semanas.
Recentemente, o Google noticiou que o Gemini atingiu mais de 350 milhões de usuários ativos mensais.