Nessa segunda-feira (17), a Runway, uma empresa especializada em ferramentas de IA generativa para criadores de conteúdo de filmes e imagens, apresentou o Gen-3 Alpha.
Este novo modelo de IA promete uma grande melhoria na velocidade de geração e fidelidade em comparação com o seu antecessor, o Gen-2, além de oferecer controles mais refinados sobre a estrutura, estilo e movimento dos vídeos gerados.
A empresa afirma que o Gen-3 Alpha estará disponível nos próximos dias para assinantes da Runway, incluindo clientes empresariais e criadores do programa de parceiros criativos.
“A Gen-3 Alpha é excelente na geração de personagens humanos expressivos com uma ampla gama de ações, gestos e emoções. Foi projetado para interpretar uma ampla gama de estilos e terminologia cinematográfica, permitindo transições imaginativas e enquadramentos precisos dos elementos da cena.”
- Leia também: Tudo que você postar no Instagram e Facebook será usado para treinar robôs de inteligência artificial, confirma Meta
Gen-3 Alpha: Avanços, desafios e limitações
O Gen-3 Alpha, como todos os modelos de geração de vídeo, foi treinado em uma vasta quantidade de exemplos de vídeos e imagens para aprender os padrões necessários para criar novos clipes.
No entanto, o modelo ainda enfrenta limitações, como a incapacidade de lidar com interações complexas de personagens e objetos, e nem sempre segue as leis da física com precisão.
Atualmente, o Gen-3 Alpha suporta gerações de alta resolução de até 10 segundos, com um clipe de 5 segundos levando 45 segundos para ser gerado e um clipe de 10 segundos levando 90 segundos.
Embora os detalhes dos dados de treinamento permaneçam confidenciais, Anastasis Germanidis, cofundador da Runway, mencionou que a empresa possui uma equipe de pesquisa interna que supervisiona todo o processo de treinamento, utilizando conjuntos de dados internos selecionados.
O processo faz parte de uma abordagem cautelosa para evitar problemas relacionados a uso indevido de dados públicos e direitos autorais, com a empresa tendo consultado artistas durante o desenvolvimento do Gen-3 Alpha.
A empresa também planeja implementar um sistema de moderação para bloquear tentativas de gerar vídeos a partir de imagens protegidas por direitos autorais e conteúdo que não esteja de acordo com seus termos de serviço.
Por fim, um sistema de proveniência compatível com o padrão C2PA será introduzido para verificar a autenticidade dos vídeos gerados.
A Runway, que levantou mais de US$ 236,5 milhões de investidores, incluindo Google e Nvidia, está se alinhando estreitamente com a indústria criativa.
A empresa opera a Runway Studios, uma divisão de entretenimento que atua como parceira de produção para clientes empresariais, e hospeda o AI Film Festival, um dos primeiros eventos dedicados à exibição de filmes produzidos total ou parcialmente por IA.