Google apresenta o Gemini 2.0, novo modelo de IA para ‘era dos agentes’

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O Google está lançando o Gemini 2.0, seu mais recente modelo de inteligência artificial, que promete transformar a forma como as empresas e os usuários interagem com a tecnologia.

A nova versão traz recursos multimodais avançados, incluindo a capacidade de gerar áudio e imagens nativamente, além de permitir que agentes de IA realizem tarefas de forma autônoma.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse é um passo significativo para aprimorar os sistemas que podem agir por conta própria para realizar atividades e resolver problemas em nome do usuário.

O grande destaque do Gemini 2.0 são os agentes de IA, como o Projeto Astra, que já foi apresentado pelo Google.

Agentes de IA aprimorados no Gemini 2.0

Esses agentes podem agora interagir de forma mais inteligente com o ambiente, sendo capazes de identificar objetos, ajudar os usuários a navegar em locais e até lembrar onde os itens foram deixados.

A IA também pode interpretar e sugerir estratégias em jogos, como em títulos populares da Supercell, incluindo Clash of Clans e Hay Day, oferecendo conselhos em tempo real com base nas ações que o usuário realiza na tela.

Além disso, esses agentes podem acessar a vasta base de dados da Pesquisa Google para fornecer informações adicionais sobre os jogos ou outros tópicos de interesse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Gemini 2.0 representa uma melhoria significativa nos agentes autônomos, permitindo que eles não apenas forneçam assistência mais precisa, mas também desempenhem tarefas de forma mais eficiente, com novos recursos que exploram as potencialidades da multimodalidade.

O Google está testando diversas implementações desses agentes em cenários do cotidiano e em jogos, visando expandir sua funcionalidade e capacidade de ajudar os usuários de maneira mais integrada.

Além disso, o Google anunciou o “Deep Research”, uma ferramenta dentro do Gemini 2.0 que permite aos usuários solicitar que o agente de IA realize pesquisas aprofundadas na web sobre tópicos específicos e gere relatórios detalhados.

Esse recurso representa uma aplicação prática da IA para ajudar os usuários a obterem informações complexas de forma mais eficiente, podendo até mesmo editar os resultados ou exportá-los para o Google Docs.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Gemini 2.0 já está disponível em versão experimental e, em breve, deverá ser integrado a outros produtos do Google, como a Pesquisa, Workspace e até mesmo ao Chrome, ampliando as formas de utilização dessa poderosa ferramenta de IA.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile