Google Fotos lança ‘Ask Photos’, recurso de IA para buscas avançadas por imagens

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

O Google Fotos começou a disponibilizar o novo recurso Ask Photos para alguns usuários, após abrir uma lista de espera no mês passado. A ferramenta, que utiliza inteligência artificial, permite que os usuários façam buscas por suas fotos com comandos de linguagem natural, como perguntar sobre eventos específicos, pessoas ou lugares, de forma mais fluida e precisa.

Lançado inicialmente nos EUA, alguns usuários já relatam estar utilizando em seus dispositivos Android e iOS o recurso que promete transformar a maneira como os usuários interagem com suas bibliotecas de fotos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com o Ask Photos, é possível realizar pesquisas complexas, como encontrar fotos específicas, como por exemplo de fantasias de Halloween ao longo dos anos ou imagens do momento em que seu filho aprendeu a nadar.

Essa funcionalidade vai além das tradicionais buscas baseadas em palavras-chave, usando IA para interpretar consultas mais detalhadas e contextuais.

Google Ask Photos: como funciona

Ao ser ativado, o Ask Photos substitui a aba “Pesquisar” na barra inferior do aplicativo Google Fotos, que continua disponível, mas somente após a utilização do novo recurso.

Ao abrir o recurso pela primeira vez, o usuário precisa revisar os dados aos quais o Ask Photos tem acesso, como informações de localização e nomes de pessoas nas fotos.

O aplicativo também solicita que o usuário confirme e defina relacionamentos, como amigos próximos ou animais de estimação, para personalizar a busca de forma mais eficiente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante os testes iniciais, o Ask Photos se destacou na busca por pessoas e locais, mas apresentou dificuldades em identificar eventos ou momentos específicos.

Por exemplo, ao procurar fotos de uma mudança de casa, o recurso mostrou imagens aleatórias de 2013, em vez das fotos do evento real.

No entanto, perguntas sobre colegas de trabalho e viagens em família foram respondidas com precisão, indicando que o sistema funciona melhor quando há dados claros de pessoas e lugares envolvidos.

A ferramenta também usa informações de localização para refinar as buscas, permitindo encontrar fotos de atividades realizadas em locais específicos. No entanto, a precisão pode variar conforme o volume de dados disponíveis e a clareza dos eventos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atualmente, o Ask Photos está disponível apenas para usuários nos EUA, com previsão de expansão para mais contas nas próximas semanas. Aqueles que se inscreveram na lista de espera devem receber o recurso em breve, conforme o Google continua a testar e refinar a experiência.

Para quem ainda não tem acesso, o Google mantém aberta a possibilidade de inscrição na lista de espera. Embora o recurso esteja limitado ao território americano no momento, a expectativa é que o Ask Photos seja expandido para outros mercados à medida que a empresa aperfeiçoa a tecnologia.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile