- OpenAI lança GPT-4.1 e GPT-4.1 mini no ChatGPT para todos os usuários.
- Modelos aprimoram escrita e depuração de código para desenvolvedores.
- OpenAI promete mais transparência em segurança com novo centro de avaliação.
A OpenAI anunciou, nessa quarta-feira (14), o lançamento dos modelos GPT-4.1 e GPT-4.1 mini no ChatGPT para todos os usuários. De acordo com Shaokyi Amdo, porta-voz da OpenAI, o GPT-4.1 se destaca por ser mais rápido e eficiente que sua versão anterior, o GPT-4o, especialmente em tarefas de codificação e acompanhamento de instruções. A atualização faz parte de um esforço para tornar o ChatGPT mais útil para desenvolvedores que buscam precisão e agilidade.
A novidade foi divulgada pela empresa por meio de uma publicação no X (antigo Twitter) e promete aprimorar a experiência de engenheiros de software que utilizam a plataforma para escrever e depurar código.
A princípio, a OpenAI implementou o GPT-4.1 para assinantes do ChatGPT Plus, Pro e Team. Já o GPT-4.1 mini está disponível para todos os usuários, incluindo aqueles que utilizam a versão gratuita. Com a chegada dos novos modelos, a empresa removeu o GPT-4.0 mini do ChatGPT.
GPT-4.1 tem foco em codificação rápida e transparência
A OpenAI inicialmente lançou os novo modelos em abril, mas apenas para desenvolvedores via API. Na época, a empresa foi criticada por não fornecer um relatório de segurança completo, o que gerou descontentamento na comunidade de pesquisa em IA. Alguns especialistas argumentaram que a OpenAI estava reduzindo seus padrões de transparência.
Mas, em resposta às críticas, Johannes Heidecke, chefe de sistemas de segurança da OpenAI, afirmou que o GPT-4.1 não introduz novas modalidades e que suas melhorias se concentram na velocidade e eficiência, sem ultrapassar o desempenho do GPT-4o em inteligência. Heidecke explicou que, por não ser um modelo de ponta, o GPT-4.1 não requer os mesmos relatórios rigorosos que versões mais robustas.
A OpenAI reconheceu a importância da transparência e anunciou que divulgará resultados de avaliações internas de segurança com mais frequência. Para isso, criou o Centro de Avaliações de Segurança. Assim, os usuários poderão acessar os dados mais recentes sobre os modelos da empresa.
O lançamento do GPT-4.1 no ChatGPT ocorre em um contexto de alta demanda por ferramentas de codificação de IA. A OpenAI está próxima de anunciar a aquisição de R$ 16,92 bilhões (US$ 3 bilhões) da Windsurf, uma das ferramentas de codificação mais populares do mercado. Em paralelo, o Google também atualizou seu chatbot Gemini para facilitar a integração com projetos do GitHub, algo que o ChatGPT também já fez.