Grok, chatbot de IA do X, está sendo liberado de forma gratuita para alguns usuários

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, está testando o acesso gratuito ao Grok, seu chatbot de inteligência artificial (IA), entre usuários em algumas regiões.

Desenvolvido pela xAI, outra empresa de Elon Musk, a princípio, o Grok está disponível apenas para assinantes Premium e Premium+, mas, ao que tudo indica, a plataforma quer ampliar seu alcance para atrair mais usuários e acelerar o ciclo de feedback.

Segundo o portal TechCrunch, a versão gratuita já está sendo experimentada com alguns usuários na Nova Zelândia.

O lançamento do Grok-2 em agosto trouxe funcionalidades como geração de imagens, com tecnologia baseada no modelo FLUX.1 da Black Forest Labs.

Em uma atualização recente, a IA ganhou a habilidade de interpretar imagens, ampliando seu potencial de uso.

Até então, essas capacidades estavam restritas aos assinantes pagos, mas agora a xAI está buscando alcançar uma base de usuários mais ampla, possivelmente em uma estratégia para fortalecer sua posição frente a concorrentes de peso, como o ChatGPT, Claude e Gemini.

Grok com acesso limitado e restrições

Para quem deseja experimentar o Grok de forma gratuita, a xAI estabeleceu alguns critérios: a conta do usuário deve ter pelo menos sete dias de existência e estar vinculada a um número de telefone.

Além disso, há limites de uso. O modelo Grok-2 permite até 10 consultas a cada duas horas, enquanto uma versão menor, chamada de minimodelo Grok-2, permite 20 consultas no mesmo intervalo de tempo.

No caso de consultas de análise de imagem, o limite é de três por dia, segundo o pesquisador Swak, que compartilhou informações sobre o acesso gratuito na plataforma.

Essas restrições de uso são uma estratégia comum para garantir que a plataforma possa lidar com o volume de usuários, enquanto coleta dados essenciais para aprimorar o modelo.

A medida também reflete o interesse da xAI em obter feedback rápido e contínuo para otimizar o Grok.

Com a abertura do chatbot para o público gratuito, a expectativa é que a empresa consiga competir mais agressivamente no mercado de IA, atraindo desde entusiastas até usuários que já utilizam chatbots de outras plataformas.

No mês passado, o Wall Street Journal divulgou que a xAI estava em negociações para levantar investimentos de bilhões de dólares, com uma avaliação projetada em mais de R$ 231,1 bilhões (US$ 40 bilhões), que poderiam fortalecer a posição da xAI no mercado.

Com o acesso gratuito ao Grok, Musk busca criar um atrativo para novos usuários na rede X que perdeu, nos últimos tempos, não apenas valor de mercado, como também milhares de usuários.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile