Instagram inicia testes para usuários criarem chatbots de IA

Por Luciano Rodrigues
Instagram inicia testes para usuários criarem chatbots de IA - Imagem: Dall-E

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou na última quinta-feira (27) que a empresa começará a testar personagens de Inteligência Artificial desenvolvidos por criadores por meio do estúdio Meta AI no Instagram.

Os testes serão iniciados nos Estados Unidos e visam oferecer novas formas de interação entre criadores de conteúdo e seus seguidores.

Em uma publicação em seu canal de transmissão, Zuckerberg explicou que os chatbots serão claramente identificados como IA para garantir que os usuários estejam cientes da natureza da interação.

“Estamos lançando um teste inicial de nosso estúdio de IA nos EUA para que você possa começar a ver IAs de seus criadores favoritos e IAs baseadas em interesses nas próximas semanas no Instagram. Por enquanto, eles aparecerão principalmente em mensagens e serão claramente rotulados como IA”, disse Zuckerberg.

O CEO da Meta destacou que a empresa está nas fases iniciais de desenvolvimento dessas IAs, e continuará trabalhando para aprimorá-las e expandi-las para mais usuários em breve.

Zuckerberg também mencionou a colaboração com criadores de conteúdo, como a conta de memes Wasted e o criador de tecnologia Don Allen Stevenson III, para lançar as primeiras versões dos chatbots.

Numa entrevista compartilhada em seus canais sociais, Zuckerberg expandiu os possíveis usos dos avatares de IA, ressaltando a necessidade de criar diversas APIs para refletir os diferentes interesses dos usuários.

“Uma grande parte da abordagem permitirá que cada criador e, eventualmente, todas as pequenas empresas na plataforma, criem uma IA para si próprios, para ajudá-los a interagir com sua comunidade e com seus clientes, se forem uma empresa”, acrescentou.

Leia também: Produtores anunciam que 8ª temporada de ‘Rick e Morty’ vai ao ar em 2025

Chatbots vão auxiliar na interação com seguidores e clientes

Os criadores podem usar IAs para gerenciar interações com fãs, especialmente quando não têm tempo para responder a todas as mensagens recebidas.

Zuckerberg admitiu que a qualidade dos avatares de IA evoluirá com o tempo e, segundo sua avaliação, se tornará uma “forma de arte”.

Inicialmente, o Meta começará a testar o recurso com cerca de 50 criadores e uma pequena porcentagem de usuários.

A empresa planeja lançar a funcionalidade para um público maior nos próximos meses, com a expectativa de disponibilizá-la amplamente até agosto.

O estúdio de IA da Meta foi anunciado pela primeira vez no ano passado, durante sua conferência de desenvolvedores, com o objetivo de permitir que empresas criassem chatbots personalizados.

Até o momento, não há qualquer previsão de liberação da ferramenta, mesmo para testes, no Brasil.

Leia também: Nubank compra Startup de IA e visa revolução nos serviços bancários

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile