- LinkedIn lança busca de empregos com descrições em linguagem natural.
- Ferramenta de IA gera resultados mais precisos e personalizados.
- Disponível para assinantes Premium e, em breve, para todos.
O LinkedIn acaba de lançar uma nova ferramenta de inteligência artificial generativa que promete facilitar a busca por vagas de emprego. A atualização da barra de busca permite que os usuários descrevam a função ideal em linguagem natural, recebendo resultados mais precisos e alinhados às suas expectativas profissionais.
Com a novidade, os candidatos não precisam mais utilizar filtros tradicionais e limitados, como localização, setor e cargo, por exemplo. Agora, basta escrever frases como “encontre vagas de gerente de marca para iniciantes na área de moda” ou “vagas para analistas apaixonados por desafios de sustentabilidade”. A ferramenta interpreta a descrição e exibe oportunidades que combinam com o perfil desejado.
LinkedIn quer buscas mais humanas e inteligentes com IA
De acordo com o LinkedIn, o objetivo é oferecer maior flexibilidade na busca de empregos, permitindo que os usuários explorem oportunidades que realmente se adequem às suas habilidades e interesses. A abordagem busca reduzir o tempo gasto na verificação manual de vagas e tornar o processo mais intuitivo.
Zara Easton, especialista em carreiras do LinkedIn, explicou o impacto da nova ferramenta em comunicado à imprensa:
A IA está mudando a forma como trabalhamos, e a busca de emprego no LinkedIn mudará completamente a maneira como as pessoas encontram sua próxima oportunidade. Nossa esperança é que essa forma de descobrir vagas — e até mesmo novas carreiras — reúna as habilidades, os interesses e as aspirações dos candidatos para que encontrem seu próximo passo.
A novidade não apenas facilita a pesquisa de vagas tradicionais, mas também possibilita a descoberta de carreiras que os usuários talvez não considerassem anteriormente.
A pesquisa com IA já está disponível em inglês para todos os assinantes Premium do LinkedIn. A empresa afirmou que, até o final da semana, a funcionalidade será liberada para todos os usuários que configuraram o idioma como inglês global.