O Manchester City lançou uma grande novidade e está convidando os torcedores a participarem de um concurso para projetar o terceiro uniforme oficial do time para a temporada 2026-2027, utilizando inteligência artificial.
A competição, realizada em parceria com a Puma e a empresa de IA DeepObjects, utiliza uma ferramenta de geração de designs que combina criatividade dos usuários com tecnologia de ponta.
O design vencedor será utilizado em campo pelos jogadores e também estará disponível para compra pelos torcedores.
O processo começa com a criação de uma conta no Puma AI Creator, uma plataforma de texto para imagem desenvolvida pela DeepObjects.
Após o cadastro, os participantes podem inserir descrições detalhadas do visual desejado para o uniforme, selecionando estilos predefinidos como “abstrato”, “pinceladas emotivas” ou “visões de sonho”.
A ferramenta gera quatro opções com base nos prompts fornecidos, permitindo ajustes finais, como golas, acabamentos e emblemas.
Cada participante recebe 15 créditos para gerar designs, sendo que cada criação custa um crédito. No entanto, apenas duas criações podem ser enviadas para o concurso, que ficará aberto até 20 de dezembro.
Um painel composto por torcedores, especialistas do Manchester City e da Puma avaliará os designs e determinará o vencedor.
Os jogadores do Manchester City, Ederson , Stefan Ortega e Rico Lewis, já testaram a ferramenta, criando um kit de goleiro que, segundo o clube, foi inspirado na rede de um gol de futebol.
Manchester City aposta na IA para conexão com torcedores
O uniforme será o primeiro gerado por IA a ser usado em campo, marcando um momento pioneiro na história do esporte e da tecnologia.
Nuria Tarre, Diretor Executivo de Marketing e Experiência do Torcedor do City Football Group, avaliou:
Por meio do poder da IA, estamos felizes em oferecer aos fãs esta oportunidade especial de fazer parte da história do Manchester City e projetar um kit que um dia poderá ser usado por seus heróis em campo. Cada kit do City desempenha um papel fundamental na conexão de fãs ao redor do mundo com nosso clube e estamos animados para ver como eles se envolvem com esta iniciativa verdadeiramente única.
O clube vê a iniciativa como uma oportunidade para aumentar o engajamento dos torcedores, especialmente durante um período complicado: a equipe enfrenta uma sequência de jogos ruins e aguarda o desfecho de uma investigação sobre possíveis violações das regras financeiras da Premier League.
Assim como outros mercados, o futebol tem buscado apresentar novidades com o uso de IA, como um chatbot do técnico José Mourinho, apresentado há alguns meses.