Meta testa ferramenta que cria vídeo animado a partir de imagem estática com IA

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

A Meta está implementando uma nova série de ferramentas de inteligência artificial (IA) voltadas para a edição de vídeo, focadas em anunciantes.

Com essas inovações, empresas poderão transformar imagens estáticas em vídeos animados e expandir as bordas de vídeos existentes, criando conteúdos mais dinâmicos e envolventes para campanhas publicitárias.

As funcionalidades, que ainda estão em fase de testes, prometem uma experiência mais imersiva.

O recurso de animação permite que os anunciantes carreguem uma imagem estática, que será transformada em um vídeo por meio da tecnologia da Meta.

A ferramenta adiciona movimento aos elementos da imagem, como no exemplo demonstrado pela empresa, onde morangos em segundo plano flutuam em torno de um pote.

Essa funcionalidade visa trazer maior atenção aos anúncios, sem que o usuário precise recorrer a vídeos tradicionais.

Outra ferramenta disponibilizada pela Meta usa IA para ampliar o tamanho de vídeos existentes.

A tecnologia gera pixels adicionais nos quadros de vídeo, expandindo assim o conteúdo sem perda de qualidade.

Isso funciona de maneira similar às ferramentas de edição de imagem que permitem expandir o plano de fundo de uma foto, mas, neste caso, a tecnologia se aplica ao vídeo em movimento.

Meta e concorrentes estão investindo pesado em IA

A ideia é fornecer maior flexibilidade aos anunciantes, possibilitando que vídeos tenham formatos ajustáveis sem a necessidade de regravar ou editar manualmente o material original.

Essas ferramentas, que estão sendo liberadas gradualmente, devem estar disponíveis para todos os anunciantes no início do próximo ano.

A Meta já oferece outros recursos de IA voltados para anúncios, como a geração automática de texto e imagem, o que facilita o processo de criação de campanhas personalizadas para o público.

A Meta não está sozinha na corrida pela incorporação de IA em anúncios.

Recentemente, a Amazon lançou uma ferramenta semelhante que permite criar clipes publicitários a partir de imagens de produtos.

O TikTok, por sua vez, está testando o uso de avatares gerados por IA em suas campanhas

Essa tendência mostra como grandes plataformas estão buscando otimizar o processo criativo para anunciantes, ao mesmo tempo em que oferecem novas maneiras de atrair a atenção do público.

As ferramentas da Meta, além de melhorarem a estética e o impacto visual dos anúncios, também sinalizam um movimento crescente em direção à automação criativa no marketing digital.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile