- Copilot agora realiza tarefas em sites como Booking e OpenTable
- Nova visão por câmera permite identificar objetos no celular
- Assistente aprende preferências e oferece sugestões personalizadas
A Microsoft revelou, na última sexta-feira (5), um pacote robusto de atualizações para o Copilot, seu assistente com inteligência artificial. As novidades marcam o aniversário de 50 anos da empresa e ampliam o alcance do Copilot na web, nos dispositivos móveis e no desktop.
Entre os destaques está a capacidade de executar tarefas em sites parceiros, como reservar passagens, enviar flores ou agendar jantares. A ferramenta funciona de forma semelhante aos agentes autônomos, como o Operator da OpenAI. Dessa forma, com um simples comando, como “reserve um restaurante para hoje às 20h”, o Copilot acessa plataformas como OpenTable, Booking.com, Tripadvisor e Expedia para resolver a demanda.
Além disso, o Copilot agora pode rastrear ofertas online. Basta pedir que o assistente monitore o preço de um produto específico. Quando o valor cair, ele notificará o usuário com um link direto para compra. A função segue o modelo adotado pela Perplexity, cada vez mais presente em mecanismos de busca com IA.
Visão por câmera e memória personalizada elevam o nível do Copilot
Nas versões para Android e iOS, o Copilot ganhou visão computacional. Assim, ele responde perguntas baseadas em imagens capturadas pela câmera ou armazenadas na galeria. Se você apontar para uma flor e perguntar o nome, por exemplo, o bot agora consegue analisar e responder com contexto visual.
Já no Windows, o Copilot atualizado pode enxergar o que está na tela, modificar configurações, reorganizar arquivos e até criar documentos com base no conteúdo exibido. Essa funcionalidade chegará primeiro aos usuários do programa Windows Insider.
Outra grande adição é a memória personalizada. O Copilot passa a lembrar preferências individuais, como comidas favoritas, estilos de filmes e até hábitos de interação. A Microsoft garante que o usuário pode gerenciar ou excluir essas memórias a qualquer momento por meio do painel de controle.
O assistente também ganhou o recurso Pages, que organiza projetos com anotações e links em uma tela interativa, e a função Deep Research, que integra dados de várias fontes para responder perguntas complexas.
Embora o novo Copilot ofereça experiências mais inteligentes, ainda não se sabe como ele se sairá em tarefas mais delicadas ou se enfrentará restrições de sites que queiram limitar sua atuação. Até agora, a Microsoft não detalhou falhas ou limitações do sistema