Microsoft lança ferramentas de IA para edição de texto e imagem no Notepad e Paint

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

A Microsoft está expandindo o poder da inteligência artificial no Windows com a introdução de ferramentas de edição avançada no Notepad e no Paint.

Em uma nova atualização para usuários do programa Windows Insider, o Notepad agora conta com o recurso Rewrite, uma ferramenta de edição com tecnologia de IA que permite reformular frases, ajustar o tom e até modificar o comprimento de conteúdos com apenas um clique.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para testar o Rewrite, os usuários precisam destacar o trecho de texto desejado, clicar com o botão direito e escolher a opção “Reescrever”.

Com isso, o Notepad abre uma janela de edição onde o usuário pode especificar a mudança necessária — seja para deixar o texto mais conciso, mais extenso ou com um tom diferente.

O Rewrite então apresenta três sugestões reformuladas, dando ao usuário a possibilidade de substituir o conteúdo original por uma das versões recomendadas.

Para utilizar o Rewrite, é necessário que o usuário esteja logado em sua conta da Microsoft, já que o serviço depende de uma integração com a nuvem para a autenticação e autorização.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nova funcionalidade está disponível em fase de testes para Windows Insiders nos Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha, onde os usuários também poderão acessar outros recursos introduzidos recentemente, como a verificação ortográfica e a correção automática, lançadas em julho para o Notepad.

Microsoft também aprimorou o Paint

Além do Notepad, o Paint, popular ferramenta de edição de imagens, também recebe recursos aprimorados por IA nesta atualização.

Um dos destaques é o Preenchimento Generativo (Generative Fill), que permite inserir elementos a uma imagem de acordo com o que o usuário descreve no prompt.

Por exemplo, ao pedir para adicionar uma árvore em uma paisagem, o Paint aplica o elemento visual na imagem, complementando o contexto original de forma automática.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro recurso, chamado Generative Erase, permite apagar partes da imagem, preenchendo o espaço vazio de maneira que a composição visual se mantenha harmônica.

A Microsoft oferece o Generative Fill, inicialmente, para usuários que possuem PCs Copilot Plus, enquanto o Generative Erase está disponível para todos os testadores do Windows 11 que fazem parte do programa Windows Insider.

Essa atualização marca mais um passo na adoção de ferramentas de IA pela Microsoft, que recentemente tem se esforçado para integrar inteligência artificial em suas principais plataformas e aplicativos.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile