-
- Nova busca com IA da Netflix vai usar IA da OpenAI.
- Recurso entende emoções e preferências dos usuários.
- Teste começou no iOS para Austrália e Nova Zelândia.
A Netflix começou a testar um novo sistema de busca por inteligência artificial, desenvolvido com tecnologia da OpenAI.
De acordo com a Bloomberg, o novo recurso permite que os usuários façam consultas mais específicas e personalizadas, indo além dos tradicionais filtros por gênero ou ator.
O mecanismo de busca entende termos subjetivos, como o “estado de espírito do assinante”, para recomendar conteúdos com base em sensações, temas ou preferências sutis. A novidade já está disponível para alguns usuários de iOS na Austrália e Nova Zelândia.
A porta-voz da Netflix, MoMo Zhou, confirmou ao The Verge a veracidade do relatório e explicou que a empresa está “em uma fase de aprendizado e escuta para esta versão beta”. Além disso, Zhou também afirmou que o teste deve chegar aos Estados Unidos nas próximas semanas ou meses. Para outros países, no entanto, ainda não há previsão.
Netflix amplia uso de IA para melhorar a experiência do assinante
A nova ferramenta marca um passo importante na evolução das recomendações da Netflix, que já trabalha com aprendizado da máquina há mais de duas décadas em seus algoritmos. Agora, a empresa aposta em modelos de linguagem generativa, como os da OpenAI, para oferecer uma experiência mais natural e intuitiva.
Durante uma entrevista no podcast Decoder, no ano passado, o co-CEO da Netflix, Greg Peters, destacou o compromisso da empresa em acompanhar avanços técnicos.
Acreditamos que nosso trabalho é ser proativos em entender onde há inovação técnica. Como usamos isso para servir aos criadores e proporcionar melhores experiências aos nossos membros?
A OpenAI, parceira no projeto, ainda não comentou oficialmente sobre a colaboração. No entanto, a integração das duas empresas reforça a tendência crescente de personalização profunda no setor de streaming, com IA capaz de compreender linguagem natural e contextos emocionais.
Com testes em andamento e feedback ativo dos usuários, a Netflix deve expandir o recurso gradualmente. Se for bem-sucedido, o novo mecanismo poderá servir de modelos para outros streamings.
A estratégia é mais uma da Netflix, que tem investido em jogos e também usando a tecnologia para disponibilizar seu conteúdo em mais idiomas.