NVidia vai criar fábricas e centros para inteligência artificial

Por Cássio Gusson
NVidia vai criar fábricas e centros para inteligência artificial.Foto: Dall-e

A NVIDIA e os principais fabricantes de computadores do mundo se juntram para criar fábricas e centros para inteligência artificial. Durante sua apresentação na COMPUTEX, o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, anunciou que ASRock Rack, ASUS, GIGABYTE, Ingrasys, Inventec, Pegatron, QCT, Supermicro, Wistron e Wiwynn vão lançar sistemas de IA no cloud, no local, integrados e no edge usando GPUs e redes NVIDIA.

“A próxima revolução industrial começou. As empresas e os países estão estabelecendo parcerias com a NVIDIA visando a transformarem os data centers tradicionais de trilhões de dólares para a computação acelerada e criarem um novo tipo de data center – fábricas com IA – para produzirem um novo commodity: inteligência artificial”, diz Huang.

Para lidar com aplicações de todos os tipos, as ofertas vão variar de uma a várias GPUs, processadores x86 a Grace e tecnologias de resfriamento a ar ou a líquido.

Além disso, para acelerar o desenvolvimento de sistemas de diferentes tamanhos e configurações, a plataforma de design de referência modular NVIDIA MGX™ agora suporta produtos NVIDIA Blackwell. Isso inclui a nova plataforma NVIDIA GB200 NVL2, criada para oferecer um desempenho para inferência dos principais grandes modelos de linguagem (LLM), geração aumentada por recuperação e processamento de dados.

NVidia e inteligência artificial

A GB200 NVL2 é ideal para as oportunidades de mercados emergentes, como análise de dados, nas quais as empresas gastam dezenas de bilhões de dólares anualmente. Aproveitando o desempenho da memória de alta largura de banda fornecida pelas interconexões NVLink®-C2C e mecanismos de descompactação dedicados na arquitetura Blackwell, é possível acelerar o processamento de dados em até 18x, com 8x a eficiência energética das arquiteturas x86.

“A NVIDIA trabalha constantemente para entregar aos clientes soluções e produtos à frente do seu tempo e que aumentem a eficiência da empresa. Com a Blackwell estamos fortalecendo nosso ritmo acelerado, garantindo nossa relevância e influência no mercado tecnológico”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.

A AMD e a Intel estão suportando a arquitetura MGX, com planos para fornecerem, pela primeira vez, seus próprios designs de módulo de processador host de CPU. Isso inclui a plataforma AMD Turin de próxima geração e o processador Intel® Xeon® 6 com cores P (antes conhecidos pelo codinome Granite Rapids).

Qualquer fabricante de sistemas de servidor pode usar esses designs de referência para economizar tempo de desenvolvimento e garantir a consistência em design e desempenho.

A mais recente plataforma da NVIDIA, a GB200 NVL2, também conta com a MGX e a Blackwell. Seu design expansível de nó único habilita uma grande variedade de configurações de sistema e opções de rede para integrar perfeitamente a computação acelerada à infraestrutura do data center existente.

A GB200 NVL2 junta-se à linha de produtos com Blackwell, que também inclui as GPUs NVIDIA Blackwell Tensor Core, os superchips GB200 Grace Blackwell e a GB200 NVL72.

O ecossistema de parceiros da NVIDIA inclui a TSMC, a principal fabricante mundial de semicondutores e parceira de fundição da NVIDIA, bem como fabricantes globais de eletrônicos, que oferecem os componentes-chave para a criação das fábricas com IA.

Entre eles, estão inovações como racks de servidor, fornecimento de energia, soluções de resfriamento e muito mais oferecidas por empresas como a Amphenol, Asia Vital Components (AVC), Cooler Master, Colder Products Company (CPC), Danfoss, Delta Electronics e LITEON.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista especializado em tecnologia, com atuação de mais de 10 anos no setor tech público e privado, tendo realizado a cobertura de diversos eventos, premiações a anúncios.
Sair da versão mobile