OpenAI volta atrás e vai lançar modelos o3 e o4, além do GPT-5

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

Desconto imperdíveis no canal oficial de Ofertas no Whatsapp

  • OpenAI volta a trabalhar no o3 e prepara o4-mini para as próximas semanas.
  • GPT-5 chegará com integração total de ferramentas e níveis de uso.
  • Também trabalha em modelo de código aberto; o primeiro desde o GPT-2.

Após cancelar o lançamento público do modelo o3 em fevereiro, a OpenAI mudou de direção. A empresa agora pretende disponibilizar o o3 e seu sucessor, o o4-mini, nas próximas semanas. A decisão faz parte da preparação para o lançamento do aguardado GPT-5. 

Sam Altman, CEO da empresa, explicou que a OpenAI resolveu adiar o lançamento original por dois motivos principais. Primeiro, porque a equipe percebeu que pode tornar o GPT-5 melhor do que imaginava inicialmente. Segundo, porque integrar todos os recursos em um único modelo tem se mostrado mais difícil do que o previsto.

“[N]ós também achamos mais difícil do que pensávamos integrar tudo suavemente”, afirmou Altman. “[E] queremos ter certeza de que temos capacidade suficiente para suportar o que esperamos ser uma demanda sem precedentes.”

GPT-5 chega nos próximos meses com nova abordagem

Altman revelou que o GPT-5 chegará em alguns meses, mais tarde do que o cronograma inicial. O modelo deve unificar diversas ferramentas da OpenAI, como voz, Canvas, sistema de busca e recursos de pesquisa profunda. O objetivo, segundo o CEO, é criar sistemas “capazes de saber quando pensar por muito tempo ou não e ser úteis para uma ampla gama de tarefas”.

A OpenAI planeja disponibilizar o GPT-5 com diferentes níveis de acesso. O plano gratuito oferecerá uma “inteligência padrão” com restrições contra abusos. O ChatGPT Plus rodará o modelo com mais capacidade, enquanto o plano ChatGPT Pro contará com a versão mais avançada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A empresa também prepara um novo modelo de linguagem de código aberto, o primeiro desde o GPT-2. Com foco em raciocínio, o modelo passará por testes de segurança antes do lançamento.

O anúncio ocorre enquanto rivais como a chinesa DeepSeek ganham espaço ao adotar estratégias mais abertas. Diferente da OpenAI, esses laboratórios liberam seus modelos para experimentação da comunidade, o que atrai desenvolvedores e pesquisadores ao redor do mundo.

Com a chegada do o3, o4-mini e GPT-5, a OpenAI busca manter sua posição de liderança, mas enfrenta o desafio de equilibrar inovação, integração e segurança, enquanto a concorrência acelera

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile