Perplexity lança Election Hub, ferramenta de IA para acompanhar eleição nos EUA

Por Luciano Rodrigues
Imagem: Dall-E

A Perplexity, empresa de IA focada em busca, anunciou na última sexta-feira (1) seu novo Election Information Hub, um centro de informações sobre eleições que utiliza inteligência artificial para responder a perguntas sobre votação, fornecer resumos de candidatos e rastrear contagens de votos em tempo real no Dia da Eleição nos EUA, nesta terça-feira, dia 5.

O hub promete facilitar o acesso a detalhes como requisitos para votar, locais e horários, baseado em dados fornecidos pela Democracy Works, a mesma organização por trás de alguns recursos eleitorais do Google.

Para garantir a precisão e confiabilidade das respostas sobre o processo eleitoral, a Perplexity colabora com fontes como a The Associated Press e Democracy Works.

Sara Plotnick, porta-voz da empresa, afirmou ao The Verge que as informações eleitorais apresentadas pelo hub têm como base fontes apartidárias e verificadas, incluindo a Ballotpedia e organizações de notícias confiáveis.

Plotnick também disse que a Perplexity monitora ativamente os sistemas para priorizar essas fontes ao responder consultas relacionadas à eleição.

Election Hub ainda precisa ser aprimorado

O hub permite que os eleitores insiram um endereço ou cidade para visualizar o que está na cédula local, além de acompanhar, no dia da eleição, a corrida para cargos importantes como a presidência, o Senado dos EUA e a Câmara dos Representantes.

A plataforma mostrará porcentagens de votos contados e indicará candidatos em vantagem, com detalhamento por estado.

No entanto, o sistema de IA ainda enfrenta desafios de precisão.

Em testes, algumas respostas geradas pelo Election Hub apresentaram erros: em um resumo de candidatos, o hub não mencionou que Robert F. Kennedy havia desistido da corrida, e uma curiosa candidata identificada como “Future Madam Potus” apareceu, remetendo a um resumo da vice-presidente Kamala Harris, com algumas imagens de memes e informações inusitadas.

Plotnick afirmou que a equipe da Perplexity já investiga o motivo do erro com Kennedy e explicou que, dependendo da localização do usuário, candidatos inscritos podem aparecer.

Embora esse aspecto explique a presença da “Future Madam Potus”, ele não justifica totalmente o resumo sobre Harris.

A Perplexity espera aprimorar o Election Information Hub conforme a plataforma é testada por usuários e conforme ajusta os dados com as fontes confiáveis.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile