Selic tem mais de 90% de probabilidade de não ter novos cortes, aponta IA

Por Luciano Rodrigues
Selic tem mais de 90% de probabilidade de não ter novos cortes, aponta IA - Imagem: Dall-E

A Equus Capital, através do Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS), estimou uma probabilidade de 91,8% de manutenção da taxa Selic na próxima reunião do Copom. Esse índice, desenvolvido utilizando Inteligência Artificial (IA), analisa dados do mercado para prever as chances de alterações na taxa básica de juros.

Felipe Uchida, head do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital apontou que houve aumento comparado com a semana anterior e que, antes da última reunião do Copom, essa probabilidade era de apenas 28%.

“Na semana anterior, essa probabilidade era de 78,5%, mas agora vemos um aumento significativo.”

Nesta semana, foi registrado um aumento no número de contratos abertos no mercado de opções de Copom, de 48.314 para 52.527. Além disso, a recente alta nas taxas dos Depósitos Interfinanceiros reduziu as expectativas de um corte na Selic neste mês.

Este movimento foi impulsionado por dados do mercado de trabalho dos EUA, que sugerem que o Federal Reserve poderá reduzir sua taxa de juros apenas uma vez em 2024, em vez das duas reduções anteriormente esperadas.

A indicação de uma economia aquecida, conforme o payroll, sugere que o Fed terá menos margem para novos cortes, influenciando as expectativas de política monetária global.

Boletim Focus e a Taxa Selic

Felipe Uchida destaca também que o Boletim Focus, produzido pelo Departamento de Relacionamento com Investidores do Banco Central, com resultados de uma pesquisa com 120 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos, revela uma precisão para a Selic menos precisa.

“O Boletim Focus é o principal relatório do mercado para tentar prever o futuro da economia brasileira, mas sua metodologia baseada na mediana dificulta a avaliação da probabilidade real atribuída pelo mercado para essas previsões.”

A Equus Capital foi fundada em 2022, , possui escritórios em São Paulo e Nova Iorque, e investe em teses de longo prazo, determinadas por meio de pesquisas profundas em áreas como Energia Renovável, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Big Data e soluções de descarbonização.

Recentemente, a gestora desenvolveu, através de Inteligência Artificial, o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS), que prevê as probabilidades de mudanças na taxa Selic.

Compartilhe:
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação, escritor e comunicador, com MBA em jornalismo digital e 12 anos de experiência, tendo passado também por alguns veículos no setor tech.
Sair da versão mobile