Desde domingo, 16, tudo que você posta no Instagram e Facebook é usado para treinar robôs de inteligência artificial que estão sendo desenvolvidos pela Meta. A empresa já havia confirmado a operação alguns meses antes e anunciado que o dia 16 de junho marcaria a estreia oficial do uso dos dados pessoais dos usuários para treinar IA.
- Leia também: Whey de tilápia e salsicha de peixe com abacaxi são as novas criações de cientistas brasileiros da Embrapa
A possibilidade já conta no termo de política de privacidade das redes sociais. Suas informações será usadas para treinar uma inteligência artificial ‘similar’ ao ChatGPT que a Meta pretende disponibilizar em breve.
No entanto, usuários brasileiros podem ativar uma função, na própria plataforma da Meta, para evitar que suas informações sejam usadas. Isso ocorre, pois o país possuí uma Lei de Proteção de Dados (LGPD), ao contrário dos EUA, onde os usuários das redes da Meta não podem ‘fazer nada’ e terão seus dados usados.
- Leia também: Sexólogo explica: Vibradores são uma tecnologia aliada no prazer ou significa que você não ‘dá mais no coro’?
Inteligência artificial
Para impedir que suas informações sejam usadas para treinar modelos de inteligência artificial. Esse é o chamado “opt-out”. Para fazer isso, a Folha elaborou um pequeno guia:
- Acesse o seu perfil e vá até a seção de configurações, sinalizada por três barras no canto superior direito
- Clique na opção “sobre”, localizada no fim da página
- Selecione a política de privacidade. Nessa nova página, as três barrinhas no canto superior direito levam ao centro de privacidade
- Clique na seta ao lado de outras políticas e artigos e selecione a opção “Como a Meta usa informações para recursos e modelos de IA generativa”
- No décimo nono parágrafo, sem contar tópicos, está a opção “direito de se opor”. Clique nela.
- Preencha e envie o formulário. A Meta confirma a identidade com um código numérico enviado ao email cadastrado na conta. Depois, é só esperar a confirmação do opt-out. Pode levar alguns minutos