A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) está adotando a Kudu, uma plataforma avançada de livros didáticos que combina IA e design personalizado.
Com isso, vai implementar um curso de literatura comparada, que abrange o período da Idade Média ao século XVII, e usará pela primeira vez materiais didáticos e recursos desenvolvidos por IA.
A iniciativa revolucionária na grade acadêmica da universidade, prevista para o próximo inverno (período entre 21 de dezembro deste ano e 20 de março do próximo), busca modernizar o ensino e oferecer mais flexibilidade aos professores e alunos.
A Kudu foi fundada pelo professor de física e astronomia da UCLA, Alexander Kusenko, com a promessa de otimizar a criação de conteúdo educacional.
No caso desta aula, a professora Zrinka Stahuljak forneceu notas, apresentações em PowerPoint e vídeos de versões anteriores do curso para alimentar a plataforma e permitir a criação de recursos adaptados.
A Kudu levou cerca de três a quatro meses para preparar os materiais para o curso, mas com envolvimento dos professores bem menos demandante, com apenas 20 horas estimadas de trabalho necessário.
A plataforma ainda oferece compensação financeira aos docentes por esse tempo investido.
Para Zrinka Stahuljak, essa abordagem representa uma mudança significativa na maneira de ministrar aulas.
Com mais tempo disponível, posso focar em uma interação mais próxima com os alunos e garantir que todos recebam uma experiência de aprendizado consistente.
Kudu também tira dúvidas, como um auxiliar do professor
Um dos recursos mais inovadores da Kudu permite que os alunos façam perguntas diretamente à IA sobre o conteúdo do curso.
As respostas, cuidadosamente limitadas ao material fornecido pela professora, evitam confusões que poderiam surgir do uso de informações de fontes externas.
Com essa iniciativa, a UCLA demonstra liderança na integração de inteligência artificial ao ensino superior, abrindo caminho para um modelo híbrido que combina tecnologia de ponta com o conhecimento humano.
A plataforma Kudu elimina a necessidade de intermediários, acelera a preparação de materiais e oferece mais tempo para os professores se dedicarem ao que realmente importa: ensinar e interagir com os alunos.